Mais de nove mil eleitores não realizaram recadastramento biométrico

Mais de nove mil eleitores não realizaram recadastramento biométrico

07/07/2017 - 07:03

Dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) mostram que 203.606, ou seja, 81,35% dos eleitores convocados para realizarem o recadastramento biométrico compareceram aos postos de atendimento. Quarenta municípios da região norte e do médio Parnaíba foram convocados para a realização do recadastramento biométrico. A meta era recadastrar pelo menos 85% do eleitorado.  

Segundo os dados do TRE aproximadamente 9.129 eleitores da região norte e médio Parnaíba do Piauí ainda estão pendentes com a justiça eleitoral e devem procurar o cartório eleitoral para regularizar o título de eleitor até o dia 06 de março de 2018, prazo final para o recadastramento biométrico.

Ainda, de acordo com o TRE, esses eleitores que ficaram sem fazer o recadastramento biométrico podem procurar o cartório eleitoral para regularizar a situação, no entanto, para esses eleitores o prazo para participarem dos mutirões nos postos de atendimentos se encerrou no dia 03 de julho.

Essa foi a primeira etapa para recadastramento biométrico e tinha como meta atender 212.735 mil dos 250.277 eleitores, ou seja, 85% do eleitorado. A segunda etapa inicia no dia 10 de julho e se estende até o dia 17 de outubro.

“O recadastramento biométrico foi dividido em três etapas e a meta do TRE é atingir pelo menos 85% dos eleitores. A primeira etapa corresponde aos municípios do Norte do Estado e médio Parnaíba. Já a segunda etapa começa dia 10 de julho, no qual 44 municípios do Centro-Sul do Piauí iniciam o recadastramento biométrico”, explica o desembargador Valério Chaves, coordenador da Corregedoria Regional Eleitoral.

O recadastramento eleitoral biométrico é realizado para dar mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. “A vantagem do voto biométrico é a segurança, pois é através dela que se torna quase impossível a fraude eleitoral”, afirma Valério Chaves.

Para realizar o recadastramento biométrico o eleitor deve levar o título eleitoral e os originais e cópias de documento de identidade com foto e do comprovante de endereço.

O eleitor que não comparecer terá o título eleitoral cancelado, o que implicará em diversos impedimentos tais como nomeação em concurso público, retirada de passaporte ou carteira de identidade, dentre outros.

Fonte: portal az