MP inspeciona hospital de Batalha e constata velhos problemas

MP inspeciona hospital de Batalha e constata velhos problemas

07/07/2017 - 14:49

O Ministério Público do Estado do Piauí (MP/PI) realizou, na última terça-feira (04), uma inspeção no Hospital Messias de Andrade Melo, em Batalha. A vistoria teve por objetivo averiguar denúncias formalizadas por um grupo de vereadores e Sindicato dos Servidores Municipais (Sindserm), como problemas causados pela falta de manutenção predial e de equipamentos e, principalmente, falta de profissionais para atender a população. A visita foi realizada pelo promotor de Justiça Antonio Charles Ribeiro de Almeida, que verificou as condições de funcionamento da unidade hospitalar.

De acordo com o promotor, o ambiente naquela Casa de Saúde oferece riscos aos doentes, acompanhantes e profissionais que atuam na unidade. “O ambiente e altamente insalubre e propício a proliferação de bactérias”, disse.

Ele explicou ainda que o hospital tem uma estrutura muito grande e encontra-se com várias alas desativadas, e deterioradas. Além disso, o atendimento de média complexidade está totalmente desativado. O hospital funciona praticamente como um grande posto de saúde. “Pessoal concursado e reforma estrutural são as necessidades mais urgentes do hospital”, destacou o promotor.

O resultado da vistoria serviu para a elaboração de parecer técnico para instruir o inquérito civil instaurado pelo MP. “Estamos instaurando dois procedimentos preparatórios de inquérito civil. Um, será contra o município de Batalha e Secretaria Estadual de Saúde – objeto recuperação do atendimento de média complexidade do hospital local. O outro, é contra o município para verificar as condições e implementar efetivamente os serviços de atenção básica de Saúde do município”, disse. Na próxima semana o MP começa a inspecionar as Unidades Básicas de Saúde.

Fonte: folhadebatalha