Caminhão que transportava militares do Exército tomba em Barras

Caminhão que transportava militares do Exército tomba em Barras

09/07/2017 - 16:26


Atualizada às 19hs 
O comboio do Exército que tombou provocando uma morte e deixando 30 feridos na cidade de Barras era formado por três veículos sendo dois levando oficiais e um transportando um equipamento que é usado para a construção da ponte. O veículo que tombou estava no meio do comboio e pertence ao 2º BEC. Do lado do acostamento há um meio-fio onde o veículo bateu e desceu uma ribanceira por cerca de 100 metros de distância.
"Foi uma operação de guerra. Ninguém estava esperando. Foi um cenário atípico no domingo e o hospital se mobilizou totalmente e convocamos todos os municípios muito rápido", disse a enfermeira Hortência Lages a equipe da TV Cidade Verde no hospital.
Pelo menos três militares já chegaram ao Hospital de Urgência de Teresina com vida, eles foram identificados pelo hospital como:
Moacir Pereira da Silva Júnior, de 22 anos
João Victor Alves da Silva, de 19 anos
Chucknorris Pereira de Sousa, de 19 anos


Todos estão sendo submetidos a exames de imagem e laboratoriais pela equipe de traumas que está de plantão. Familiares de vítimas formam uma aglomeração em frente do HUT em busca de informações sobre as vítimas. Militares do 2º BEC recebem neste momento familiares das vítimas a procura de informações sobre os feridos. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, há médicos militares nos hospitais da capital que estão acompanhando as vítimas feridas.
 

Atualizada as 17 hs e 40 min
A maioria dos soldados teve escoriações e estava em estado de choque, destes, seis em estado grave. Outros cinco foram transferidos para o Hospital de Urgência de Teresina(HUT). E um paciente já foi transferido para um hospital particular da capital.
A primeira vítima transferida ainda com vida acaba de chegar ao Hospital de Urgência de Teresina, trazida pelo Corpo de Bombeiros. O militar foi identificado como Moacir pereira da silva Junior, de  22 anos e está sendo avaliado neste momento.
Militares do 2º BEC recebem neste momento familiares das vítimas a procura de informações sobre os feridos. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, há médicos militares nos hospitais da capital que estão acompanhando as vítimas feridas.
Ainda foram transferidos quatro pacientes estabilizados, mas com fraturas, para o HUT.  Os demais pacientes foram liberados e estão em deslocamento para Teresina, para exames complementares. 



Atualizada as 16 hs e 58 min
De acordo com informações apuradas por nossa equipe de reportagem a vitima fatal do acidente responde pelo nome de Pimentel. O jovem tem familiares em Barras que residem no bairro Pedrinhas e ele morava com os pais no bairro Promorar, na capital Teresina. 


Atualizada as 16 hs e 36 min

A relações públicas do exército, Capitã Sofia, informou a um portal local que havia 21 soldados dentro do caminhão. Ela não pôde confirmar o número de óbitos, mas a informação inicial é que um soldado morreu.


A enfermeira Márcia Magalhães, do Hospital Regional Leônidas Melo, informou que 15 atendimentos foram feitos na cidade e cinco foram encaminhados para Teresina em estado gravíssimo. “Até agora nenhuma vítima fatal chegou aqui. Cinco militares deram entrada em estado gravíssimo. Acredito que, se houver vítimas fatais, eles podem ser levados pelo Instituto Médico Legal direto para Teresina”, disse.



Atualizada as 16 hs e 33 min


Foi confirmado uma vítima fatal até o momento. Ele estava no caminhão que compunha o comboio do exército formado por uma ambulância, um caminhão com soldados e mais um carro de transportar máquinas.

Uma estudante que passava no local no momento do acidente descreveu momentos de terror e de gritos. “Quando o caminhão perdeu o controle ele saiu se arrastando pelo meio fio antes de capotar, momento que muitos soldados pularam. A ambulância do exército que ia na frente voltou para prestar socorro”, disse.


De acordo com um dos soldados que estavam no caminhão, o grupo almoçou em Batalha e seguiu viagem. Há a possibilidade do motorista ter cochilado. O corpo da única vítima fatal foi periciado pelo Instituto Médico Legal.


Atualizada as 16 hs e 22 min

A Secretaria Estadual de Saúde divulgou nota explicando que todos os hospitais da região assim como o SAMU, foram acionados, Hospitais de Barras, Esperantina, Luzilândia, Campo Maior, Piripiri, Parnaíba, monitoram equipes que iram atender todos os feridos. Enfermeiros foram até o local e varias ambulâncias ajudaram no atendimento. 


Atualizada as 15 hs e 08 min

De acordo com o proprietário de um posto de combustível situado na saída de Barras, André Carvalho, o motorista perdeu o controle da direção do caminhão o que teria causado o acidente.


Atualizada as 15 hs e 04 min

Pelo menos um militar do Exército Brasileiro morreu no grave acidente na PI-113, município de Barras, Norte do Piauí. A informação é de que mais de 30 militares estavam em um caminhão que tombou. Os homens eram lotados no 2º Batalhão de Engenharia de Construção.


Atualizada as 14 hs e 50 min

A assessoria de comunicação do 2º Batalhão de Engenharia de Construção em Teresina confirmou o acidente e que uma equipe de militares foi enviada ao local para prestar socorro às vítimas.

Três viaturas do Corpo de Bombeiros foram destinadas para o local e uma equipe do Hospital de Urgência de Teresina, HUT, também foi acionada para ajudar no resgate aos feridos. O Instituto Médico Legal de Teresina também foi encaminhado para o local.

Os militares faziam guarda de uma ponte no município de Batalha e estavam fazendo a troca de plantão no revezamento.
Atualizada as 14 hs e 45 min

De acordo com populares que estão no local é grande o numero de vitimas em estado gravíssimo. 

Um caminhão do exército que transportava mais de 30 militares tombou na PI 113 próximo a cidade de Barras, a 119 km de Teresina. Até o momento há confirmação pelo menos um óbito no acidente. Cerca de cinco pessoas foram levadas em estado gravíssimo para o hospital Leônidas Melo. O acidente ocorreu às 13h na altura do povoado Cantinho, entre Barras a Cabeceiras.

A assessoria de comunicação do 2º Batalhão de Engenharia de Construção em Teresina confirmou o acidente e que uma equipe de militares foi enviada ao local para prestar socorro às vítimas. 

Três viaturas do Corpo de Bombeiros foram destinadas para o local e uma equipe do Hospital de Urgência de Teresina, HUT, também foi acionada para ajudar no resgate aos feridos. O Instituto Médico Legal de Teresina também foi encaminhado para o local.

Os militares faziam guarda de uma ponte no município de Batalha e estavam fazendo a troca de plantão no revezamento.

A Secretaria Estadual de Saúde informa que os hospitais Piripiri, Campo Maior, Luzilândia, Esperantina e Parnaíba também já foram acionados. Foram enviadas equipes de ambulância com médicos e enfermeiros e foram disponibilizados leitos de UTI em Piripiri e Parnaíba, caso haja necessidade iminente.

Fonte: agrandebarras.com