15 cidades do CE e 36 do PI são incluídas na região do semiárido

15 cidades do CE e 36 do PI são incluídas na região do semiárido

31/07/2017 - 17:19

Nesta quinta-feira, 27, durante reunião do Conselho Deliberativo da Sudene (CONDEL), em Recife, foi aprovada a inclusão de 15 municípios cearenses e 36 piauienses na região do semiárido reconhecida pelo Governo Federal. 

A conquista é resultado de uma ação conjunta do Senador Eunício Oliveira (PMDB/CE), da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, e de parlamentares cearenses, piauienses e baianos, dentre outros, que apoiaram a criação de um grupo de trabalho para redimensionar a área de abrangência do bioma.

“A inclusão das cidades amplia políticas públicas de desenvolvimento regional e financiamentos governamentais diferenciados, de acordo com a situação hídrica local”, destacou Marlon Cambraia, titular da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional.



Em abril deste ano, a pauta foi discutida na Câmara dos Deputados e ganhou apoio de parlamentares cearenses, a exemplo do deputado federal Moses Rodrigues (PMDB/CE), que defendeu a inclusão de municípios como Viçosa do Ceará. “Foi um grande esforço para que pudéssemos incluir os municípios no bioma. A inclusão traz garantias, uma vez que as cidades ficam resguardadas em períodos de estiagem, por exemplo, com o abastecimento e distribuição de água por meio de carros-pipa”, destacou Moses Rodrigues.



Alterações do semiárido nos estados do CE, PI e BA:

A região semiárida do Brasil terá nova delimitação que mantém a configuração atual e soma mais 54 municípios em três estados - 36 no Piauí, 15 no Ceará e três na Bahia. A proposta de inclusão de cidades, com a permanência de todas as outras, foi apresentada pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.

A iniciativa apoia-se no fato de que a região vive a pior seca dos últimos anos, o que permite às localidades contar com apoio federal em diversas frentes que estimulam o desenvolvimento regional. Entre elas estão o acesso a investimentos em condições mais favoráveis para geração de emprego e renda, além de apoio em ações emergenciais para convívio com a seca.

Saiba quais são os 54 municípios incluídos:

PIAUÍ: Alto Longá, Altos, Amarante, Arraial, Barra D'Alcântara, Barras, Batalha, Boa Hora, Boqueirão do Piauí, Brasileira, Cabeceiras do Piauí, Campo Maior, Capitão de Campos, Cocal, Cocal de Telha, Cocal dos Alves, Coivaras, Elesbão Veloso, Floriano, Francinópolis, Francisco Ayres, Jardim do Mulato, Jatobá do Piauí, José de Freitas, Nossa Senhora de Nazaré, Novo Santo Antônio, Parnaguá, Passagem Franca do Piauí, Pau D'Arco do Piauí, Piripiri, Prata do Piauí, Regeneração, São Félix do Piauí, São Miguel da Baixa Grande, Sigefredo Pacheco e Várzea Grande.

CEARÁ: Acaraú, Amontada, Beberibe, Cascavel, Fortim, Granja, Marco, Martinópole, Moraújo, Morrinhos, São Luís do Curu, Senador Sá, Tururu, Uruoca e Viçosa do Ceará.

BAHIA: Cotegipe, Mansidão e Wanderley.

(Com informações do Ministério da Integração Nacional)

Fonte: MI