Entrevista com Eunice Barros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piripiri

Entrevista com Eunice Barros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piripiri

02/08/2017 - 18:44

Em entrevista a FM Imperial, a senhora Eunice Barros, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Piripiri (STTR), fala sobre a conquista de uma comunidade quilombola pelo município e o processo de regularização de outras comunidades perante as instituições responsáveis. Vamos conhecer desse processo através da fala dela:

“A receptividade da comunidade, das comunidades circunvizinhas que vieram festejar a entrega daquele título, daquele certificado de alta definição de comunidade quilombola. Agradecer também aquelas autoridades que compareceram, que a gente agradece do posseiro daquela comunidade e poder também fazer parte da história. Agradecer por a gente estar aqui hoje com o presidente dessa entidade e fazer a entrega, mas das vezes que a gente se deslocou em nome daquela comunidade nos debates, na assembléia, na defesa de um dia poder receber aquele certificado que é importante.”

A presidente Eunice Barros também coloca que os processos de regularização continuam, com apoio de outras instituições relacionadas e que dão validação ao título de terra por aquelas comunidades visadas:

“É claro que ainda não terminou. Nós estamos com a equipe do INCRA [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária], representada pela Aurilene, que é antropóloga, que está com a equipe do INTERPI [Instituto de Terras do Piauí] na comunidade, fazendo já um outro processo para podermos receber o título que é a definição do processo. É um processo lento, podemos demorar alguns anos, mas também podemos ser acelerados porque nós vamos trabalhar as 3 comunidades: Vaquejador, Marinheiro e a Suçuarana, e isso tudo depende da compreensão da unidade da comunidade. Agora, fica na sua responsabilidade essa receptividade pelas equipes que vêm.”

E, por fim, Eunice Barros levanta a possibilidade produtiva daquelas terras pelas famílias empenhadas no processo:

“Vamos ter que desapropriar áreas de terras que não são das famílias para poder também adquirir terras para produzir, para que a gente possa sonhar na sonhada agricultura familiar e outras políticas. E a gente convida, que acontece no dia 4, na primeira sexta-feira do mês de agosto, convida os feirantes, convida a comunidade de Piripiri, para participar, para viabilizar mais esse momento, na compra dos nossos produtos. Agora mesmo, nós estamos ainda com a força da nossa Kolping e o comitê Betinho construindo 15 cisternas aqui na região do Angical, tudo no pensamento de fomentar a agricultura familiar. Nós somos procurados aqui a toda hora para fomentar , já que têm algumas leis que garantem a compra da merenda escolar, através de 30% da agricultura familiar. E a gente é procurado; tivemos agora com o diretor do IFPI, agora também aqui com o secretário da educação municipal, professor Domingos Gomes de Carvalho, nos procurando para servir, para atingir essa cota que é garantida por lei.”

Fonte: REDAÇÃO