Entrevista com Raul Deyvi, secretário de Meio Ambiente de Piripiri

Entrevista com Raul Deyvi, secretário de Meio Ambiente de Piripiri

04/08/2017 - 15:52

Raul Deyvi é secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil do município de Piripiri, ele foi entrevistado pela reportagem da FM Imperial falando dos trabalhos desenvolvidos pela sua secretaria nos últimos seis meses, dificuldades e melhorias, além de previsões para os próximos meses. Confira:

“Pegamos a gestão tendo início já com bastantes problemas, é uma secretaria nova, secretaria que a gente teve que organizar tudo praticamente desde o início, mas graças a Deus vem dando tudo certo. Já conseguimos realizar bastante coisas aqui no município de Piripiri. Começamos o ano fazendo a arborização de praças e avenidas em Piripiri, que estavam muito danificadas, estavam com muitas árvores mortas, e fizemos toda uma limpeza dessas árvores mortas, fizemos o replantio de vários locais aqui de Piripiri principalmente das avenidas e quase 90% das praças de Piripiri.

Estamos aqui para continuar esse serviço, esse trabalho, o projeto é deixar Piripiri uma cidade mais verde. Também já foi trabalhado aqui esse ano a recuperação do Horto Florestal, que estava também muito danificado, estava assim mesmo jogado e graças a Deus com a ajuda da ABIP, que é a Associação de Brigadistas e Ambientalistas de Piripiri nos ajudou bastante com a parceria e graças a Deus conseguimos deixar o Horto Florestal já com uma cara nova. Um local onde a pessoa pode visitar, fazer um dia de lazer ou até mesmo passar o dia de entretenimento com a natureza.

Preparamos também a semana do meio ambiente, com vários projetos, parcerias com as escolas de Piripiri, fazemos palestras, trabalhando sempre a conscientização da preservação do meio ambiente. Foi um trabalho muito bom teve várias parcerias com empresas de Piripiri, com escolas, foi feito replantio de várias casas, foi feito replantio nas praças em parceria com várias escolas; é importante educar crianças para já crescerem com essa consciência de preservar o meio ambiente.

Foram realizadas também nesse primeiro semestre palestras com estudantes do ensino médio e superior. Foi feita uma parceria no mês de julho com o IFPI, onde a secretaria realizou uma palestra lá no Instituto Federal mesmo de Piripiri sobre a realidade aqui local, a realidade de como está o nosso meio ambiente. Feita uma palestra muito interessante, muito boa, onde vários alunos de ensino médio e superior ganharam certificado, foi muito interessante, pois eles mesmo estudando a parte ambiental lá no seu curso eles não sabiam a realidade que se encontra aqui em Piripiri.

A questão como é feita a coleta de lixo, a quantidade de nascentes que têm aqui em Piripiri, toda a realidade aqui de meio ambiente local mesmo, eles não sabiam de quase nada. Eles estudam o meio ambiente de forma geral, mas a realidade do seu município eles não sabiam. Por isso que foi feita a palestra com a realidade local aqui do município de Piripiri. E é isso. Muita coisa já foi feita e muita ainda há por se fazer.

Fonte: REDAÇÃO