1ª Feira de Negócios Agropecuários de Pedro II

1ª Feira de Negócios Agropecuários de Pedro II

08/08/2017 - 19:07

A secretária municipal de Agricultura de Pedro II, Cleidiane Mesquita, falou à reportagem do Jornal da FM Imperial sobre a 1ª Edição da Feira de Negócios Agropecuários do município de Pedro II, evento que deverá reunir bom público da área e promover o diálogo de negócios entre os investidores, trabalhadores e demais financiadores do desenvolvimento rural sustentável da região de abrangência de Pedro II. Acompanhe os trechos mais importantes da entrevista:

“Essa é a nossa primeira feira de negócios agropecuários do município de Pedro II, que está sendo uma realização da prefeitura, através da secretaria de Agricultura, que nós temos como tema “Oportunidade para o desenvolvimento agropecuário de Pedro II”. Como o próprio tema já diz, o objetivo nosso é esse não é: é estar dando a oportunidade para os pecuaristas e para os agricultores de Pedro II estarem valorizando seus produtos, em um espaço que vai ser lá na AABB, nesses três dias. Estar valorizando e também fortalecendo toda essa cadeia dos pecuaristas, mas também fortalecendo os agricultores do município de Pedro II, esse é o nosso objetivo.”

E falando da programação também, a secretária Cleidiane Mesquita expõe de modo geral como vão acontecer os momentos e os cenários dessa feira:

“Nossa feira, ela vai ter três dias, nossa programação é durante três dias. Vai iniciar no dia 11 [de agosto], a parte da tarde vai ser a chegada dos animais e 7h [da noite] vai ser a abertura solene. Porque é uma feira que vai estar dentro do aniversário da cidade. No dia 12, que é sábado, vai ser um dia muito produtivo, porque durante a manhã nós vamos ter 3(três) sistematizações: a primeira vai ser de caprinocultura, que o responsável vai ser o EMATER, porque através da feira vai haver uma compra de animais com o apoio do Banco do Nordeste e essas pessoas que irão comprar esses animais primeiro elas vão passar por uma sistematização, sobre a questão do manejo, manejo de caprinos, essa questão da alimentação.” [...]

“Vai haver duas sistematizações simultâneas, que vai ser a de piscicultura e de apicultura. A de piscicultura vai ser o SEBRAE, mas vai ser uma forma também mais simples de se trabalhar com o peixe e mostrar a todos que moram na zona rural ou que tenham interesse em produzir em criar os peixes, que é possível. E vai ter também a sistematização de apicultura, que quem é responsável é a ADAPI, que vai ser um dia pela manhã muito rico, que lógico, que nós gostaríamos de contar com a participação de um público bem grande.”

Cleidiane Mesquita comenta ainda sobre os diversos participantes que comporão os expositores da feira e sua organização:

“Essa feira não vai ser só uma exposição de caprinos, de ovinos e caprinos, mas também vai ser sobre essa questão da pecuária, apicultura, piscicultura, vai também estar sendo tiradas as dúvidas lá na feira sobre isso. E à noite, nós vamos ter uma participação cultural, nós vamos ter a participação do Gil do Acordeom que é um artista nosso da terra. Dia 13 [de agosto], domingo, pela manhã, nós vamos fazer um desfile dos animais e um leilão. Esse desfile vai ser dos caprinos e dos ovinos que for para a feira, que a gente vai considerar essa questão do porte, essa questão do melhoramento genético e vai haver esse desfile. Lembrando novamente que essa feira, ela vai haver a exposição de animais e vai ter também produtos da agricultura familiar; porque é uma feira agropecuária, não é? Não podemos ver só essa questão dos pecuaristas do nosso município, como também fortalecer os agricultores do nosso município. Vai haver os produtos da agricultura familiar, onde os agricultores vão levar os seus produtos para serem comercializados; vai ter um estande separado para a questão de dar também apoio aos artesãos do município, vai haver um espaço para os artesãos do município de Pedro II também.”

Além disso, a secretária de Agricultura informa da importância da união de idéias e esforços com os diversos colaboradores que tornaram a feira possível e viável de acontecer:

“Essa nossa feira, essa primeira feira de produtos agropecuários que o nosso município está realizando, nós contamos com alguns apoiadores para esse nosso evento, eu também gostaria de estar agradecendo aqui agora a participação deles. Como o EMATER de Pedro II, o Banco do Brasil, o Banco do Nordeste, tem a ADAPI aqui de Pedro II, tem o MC Projetos, Indústrias de Rações Manauara, tem o PR Construções que também nos ajudou, fazer um agradecimento especial também ao deputado Marden Menezes, que também nos apoiou, e ao vereador Fabiano. E tem um rapaz também que está nos apoiando que é o Carlos Barros Fotografia, que ele vai estar nos ajudando aí no dia 13 [de agosto], nesses leilões aí e nas exposições dos animais. E eu gostaria de aproveitar também a oportunidade para estar convidando todos os ouvintes, eu não vou dizer só pedrossegundenses, porque afinal essa rádio [a FM Imperial] ela é ouvida em três estados; mas em especial a essa cidades vizinhas que venham prestigiar o nosso evento, vai ser um evento muito produtivo, como eu já falei antes, não é um evento só voltado para a questão da caprinocultura e da ovinocultura, mas também vamos ter outras áreas como a da piscicultura, da apicultura – que vai ter pessoas para estar fazendo a sistematização durante todo o sábado, vão estar tirando as dúvidas das pessoas que têm interesse nessas áreas.”

Por fim, faz a convocação e o convite a todo o público da região, que tem interesse nas temáticas que serão apresentadas dentro do evento:

“Então venham participar da nossa feira, participar durante os três dias se for possível, nós estamos com uma programação muito boa e a presença de vocês é muito importante para valorizarmos, não é? Para darmos valorização ao nosso evento para vocês saírem mais ricos em informação. Porque todo agricultor e pecuarista ele tem que ter mais informações para desenvolver suas atividades na zona rural e na cidade.”

Fonte: REDAÇÃO