1ª Feira de Negócios Agropecuários atende produtores e criadores de Pedro II

1ª Feira de Negócios Agropecuários atende produtores e criadores de Pedro II

14/08/2017 - 19:28

(banner oficial do evento)

A secretária de Agricultura do município de Pedro II, Cleidiane Mesquita, falou ao Jornal da Imperial a respeito da recém-realizada Feira de Negócios Agropecuários de Pedro II, pela secretaria de Agricultura, evento constante da programação de aniversário do município, voltado ao setor rural. Acompanhe:

“Essa é a 1ª Feira de Negócios Agropecuários que a prefeitura de Pedro II está realizando através da secretaria de Agricultura. Nosso evento, que aconteceu durante esses 3(três) dias, ele teve sim os seus pontos positivos, mas também lógico teve algumas falhas, mas é o primeiro. O próprio relato de alguns dos agricultores que aqui estiveram presentes, pecuaristas, o município está de parabéns pela estrutura, pela organização. Infelizmente, nós não tivemos um público muito grande. Mas, o importante é o que os que aqui vieram compraram, então isso é um ponto muito positivo. Durante essa nossa feira, nós tivemos animais de até R$ 5 mil exposto, as pessoas colocavam R$ 4 mil e eles não aceitavam; é a questão da valorização dos caprinos e ovinos que estiveram expostos aqui para comercialização, porque também houve aqueles animais que estavam só para exposição. É aquele amor que os criadores têm que eles sentem prazer só mesmo em expor, em mostrar que, um patrimônio genético, ele vale a pena. E também incentivar os que estiveram aqui da cidade até mesmo melhorando a genética dos seus animais.”

(programação do evento foi bem diversificada)

Cleidiane Mesquita se reporta à programação organizada ao longo do evento, que com uma boa experiência, ajudou a pensar a área agropecuária em nosso município de Pedro II, além dos parceiros:

“Durante essa feira, no primeiro dia, como só foi mesmo a abertura, dia 11, que era uma feira que estava dentro das festividades do aniversário da cidade de Pedro II e nós tivemos a presença de nosso prefeito Alvimar aqui na abertura. No segundo dia nós tivemos as sistematizações, onde estava presente o SEBRAE, para ter uma conversa com as pessoas que estavam interessadas em saber sobre a questão de piscicultura, esse era o papel do SEBRAE aqui na feira. E tirar as dúvidas dos que estavam aqui presentes na criação de peixes. Também houve a sistematização do EMATER que era a de caprinocultura, que foi uma palestra direcionada a aquelas pessoas que estavam aqui que iam receber o financiamento através do Banco do Nordeste (BNB). Teve também um público bom nessa área de pessoas que receberam seus projetos para a compra de animais, de caprinos. Também tivemos a conversa sobre a criação de abelha [com a ADAPI] e hoje [domingo] devido às questões logísticas não foi possível fazer o desfile e o leilão, mas hoje [domingo] já distribuímos as rações e já entregamos para os criadores, já houve esse momento de entrega dessas rações. Algumas pessoas já levaram uma comenda, também, e a gente está feliz pelo evento, a gente já fechou com os pecuaristas, já tivemos aquela conversa com eles, agradecemos a presença deles.”

(parte da equipe da secretaria de Agricultura de Pedro II reunida)

A secretária Cleidiane Mesquita expõe também seu ponto de vista e da equipe de organização sobre as projeções futuras para os próximos eventos a partir da realização dessa primeira edição:

“Já nos comprometemos para no próximo ano pensar como será feito para aumentar o nosso público, aumentar o público para a feira, onde muitos pecuaristas vieram por ali e relataram a importância do evento no município, porque é um evento muito importante para o município, pela questão da valorização: a valorização dos pecuaristas, a valorização dos agricultores que também se fizeram presentes aqui no dia 12 e saíram satisfeitos porque venderam seus produtos. Então é isso, essa feira é feita justamente para isso, para estar incentivando a permanência dessas pessoas na zona rural, desses agricultores na zona rural, porque uma feira ela é tanto para comercializar quanto para expor, para dar-se valor àquele produto, que é comercializado e que é produzido na zona rural.”

 

Ela finaliza agradecendo o apoio e a colaboração de todos os envolvidos na realização, em especial às secretarias envolvidas na elaboração e realização em si do evento:

“Então eu só tenho que agradecer ao município, a algumas secretarias, que estiveram presentes aqui na feira nos últimos três dias, as secretarias colaboraram muito, para a realização desse evento. A secretaria de Turismo, que colaborou. Não posso deixar de falar da secretaria de Comunicação, que esteve aqui presente sempre. A de Infraestrutura, com relação a iluminação, que tivemos alguns problemas, mas foi possível. A de Finanças, que nos ajudou muito, na agilidade das realizações aí das atividades, deu agilidade, através da secretária Eleonora.”

“Então nós temos muito a que se pensar para a próxima, para melhorar, mas também por ser nossa primeira feira, o município está de fato de parabéns. Pela nossa estrutura, pela nossa valorização, os agricultores sentiram-se valorizados; eu como secretária de Agricultura estou realizada, certamente. E aguardamos para o próximo ano, pensando como será feito com antecedência, para ser 100%.”

Fonte: REDAÇÃO