Piauí aparece em primeiro lugar em subutilização da força de trabalho na região Nordeste

Piauí aparece em primeiro lugar em subutilização da força de trabalho na região

18/08/2017 - 16:06

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) relativa ao segundo trimestre do ano

A subutilização da força de trabalho é mais intensa no Nordeste. O Piauí aparece em primeiro lugar com 38,6%, a Bahia em segundo com 37,9% e o Maranhão em terceiro com 37,7% foram os estados nordestinos que apresentaram as maiores taxas de subtilização da força de trabalho.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) relativa ao segundo trimestre do ano. A taxa de subutilização abrange os desocupados, aqueles que trabalharam menos horas do que gostariam e os trabalhadores em potencial.

Cai a diferença na desocupação entre homens e mulheres

A PNAD mostrou que houve significativa diminuição da diferença da taxa de desocupação entre homens e mulheres ao longo da série histórica da pesquisa. No primeiro trimestre de 2012, a diferença era de 10 pontos percentuais. No segundo trimestre deste ano a diferença foi de apenas 0,6%.

51,1% dos desocupados não completaram o ensino médio

O desemprego no país atinge com maior intensidade aqueles trabalhadores que não completaram o ensino médio. Este grupo, segundo o IBGE, corresponde a 51,1% do total de desempregados.

Por outro lado, os que não chegaram a completar o ensino médio somam 55% dos trabalhadores ocupados atualmente. Os trabalhadores com nível superior completo somam 12,9% do total de ocupados.

Fonte: AZ