Incêndio de grandes proporções atinge Floresta Nacional de Palmares no PI

Incêndio de grandes proporções atinge Floresta Nacional de Palmares no PI

18/08/2017 - 17:50

Homens do Corpo de Bombeiros e do Exército combatem um incêndio de grandes proporções que atingiu a Floresta Nacional de Palmares, localizada entre os municípios de Teresina e Altos, na BR-343. Segundo o major Rivelino de Moura, dos bombeiros, as chamas começaram nessa sexta-feira (14) afetam grande área da mata nativa da reserva.

“Nós estamos fazendo um combate ao incêndio na parte de trás da reserva onde o fogo se alastrou muito durante a noite e nós estamos tentando com as nossas equipes fazer a contenção desse fogo”, contou.

O oficial disse ainda que um helicóptero da Polícia Militar do Ceará que está atuando no combate a este incêndio, jogando água nos focos de queimada maiores para que as equipes terrestres possam entrar e fazer o combate direto ao fogo. Além do Corpo de bombeiros, Exército, Secretaria Estadual de Defesa Civil e a Polícia Militar estão envolvidos na tentativa de controle ao incêndio em Palmares.

O governo do estado do Piauí informou que a Floresta Nacional de Palmares está com 16 focos de incêndio grandes, sendo que três foram extintos e existem ainda outros focos menores. A administração afirmou ainda que o Corpo de Bombeiros está com todo o seu efetivo destacado para as ações de enfrentamento aos focos das chamas. São cerca de 60 profissionais da corporação em diligências em zonas rurais e urbanas de Teresina, União e Altos.

A Floresta Nacional Palmares 

A Floresta Nacional de Palmares é uma Unidade de Conservação (UC) Federal de Uso Sustentável criada por meio do Decreto Presidencial s/n° em 21 de fevereiro de 2005. Com área de 170 ha, localizada no município de Altos, é a primeira Floresta Nacional do Piauí. A Flona de Palmares está inserida em uma zona de transição entre os biomas Caatinga e Cerrado. 

(FOTOS: Francisco Gilásio / CCOM-PI)

Fonte: maiscastelo