Sarah Menezes perde segunda luta e se despede do Mundial em Budapeste

Sarah Menezes perde segunda luta e se despede do Mundial em Budapeste

29/08/2017 - 10:09

A judoca Sarah Menezes foi eliminada do Mundial de Judô, em Budapeste, capital da Hungria, na manhã de hoje (29). A piauiense foi derrotada em sua segunda luta na competição pela japonesa Ai Shishime, que superou a brasileira com um ippon. Sarah havia saído vitoriosa da luta contra a alemã  Nieke Nordmeyer na primeira fase da competição, também com um ippon.

Esse foi o primeiro Mundial de Sarah após a saída da categoria ligeiro (-48kg) para a categoria meio-leve (-52kg). A piauiense vive uma crescente e conquistou o ouro no Regional I de Judô lutando pelo Piauí, e no mês de junho garantiu a medalha de prata no Grand Prix de Cancún, a primeira internacional após a mudança de categoria. 

Sarah acabou ‘herdando’ a vaga para o Mundial após a lesão de Mariana Silva (-63kg), que desfalca a seleção por ter se machucado em treinamentos e precisou passar por cirurgia no joelho. 

Sarah atualmente é número 18 no ranking da Federação Internacional de judô, que tem a também brasileira Erika Miranda (-52kg) como vice líder da categoria meio-leve. Caso passe pela alemã de 22 anos, a campeã olímpica vai encarar Ai Shishime, do Japão, medalhista de bronze no Grand Prix de Dusseldorf deste ano. 

O Mundial de Judô teve inicio na segunda-feira (28) com três brasileiros subindo aos tatames; Phelipe Pelim (-60kg), Stephanie Koyama (-48kg) e Eric Takabatake (-60kg), todos foram eliminados nas oitavas de final. O mundial na Húngria se estende até quinta-feira (3) quando acontecem também as disputas por equipes mistas. 

Evento serve de laboratório para a equipe brasileira 

O Mundial servirá para que a federação internacional da modalidade ratifique ou abandone novas regras que lançou no final de 2016. 

Entre as principais estão a diminuição do tempo das lutas masculinas de cinco para quatro minutos, a extinção do yuko como pontuação -restaram apenas o ippon e o waza-ari- e o máximo de três punições, e não mais quatro, para eliminar o judoca de um combate, entre outros. 

A CBJ promoveu um "intensivão" sobre as novas regras para a seleção durante a preparação da equipe, na cidade de Pindamonhangaba, no início deste mês. 

Edson Minakawa e Jeferson Vieira, árbitros com participações em Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, estiveram na aclimatação para ajudar em simulações de combates e solução de dúvidas. 

Outro ponto de atenção é a disputa mista por equipes entre nações, novidade que ganhou relevância por entrar no programa olímpico. 

As categorias envolvidas na disputa dão uma perspectiva favorável para o Brasil (57 kg, 70 kg e acima de 70 kg, no feminino, e 73 kg, 90 kg e acima de 90 kg, no masculino). 

Fonte: portal o dia