Lançado há 11 meses, Criança Feliz começa em só 6% das cidades brasileiras

Lançado há 11 meses, Criança Feliz começa em só 6% das cidades brasileiras

04/09/2017 - 09:29

Lançado pela primeira-dama Marcela Temer em outubro do ano passado, o Criança Feliz é uma tentativa do governo impopular de Michel Temer de ter uma vitrine na área social.

O programa consiste de visitas a residências com crianças de até 3 anos, que recebem Bolsa Família e estão em condições de vulnerabilidade, como a família de Pablo.

Ao completar onze meses, o Criança Feliz está de fato em ação em 6% dos municípios brasileiros - 337 cidades - segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), responsável pelo Criança Feliz. São lugares onde as visitas já teriam começado. É distante da meta de atingir metade das cidades do país - 2.785 - até o final deste ano.

O número pode ser menor do que o informado pelo governo Temer. No Rio Grande do Sul, o MDS afirma que são 72 cidades, mas a coordenação gaúcha fala em 44.

A ideia do Criança Feliz é orientar o responsável pela criança sobre atividades que ajudem no desenvolvimento infantil. Também podem ser atendidas gestantes e famílias com crianças até 6 anos com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada. A Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) apoia a iniciativa.

As visitas podem ser semanais, quinzenais ou mensais. Para cada criança ou gestante atendidos, o governo federal planeja repassar aos municípios R$ 65 mensais. Até agora, foram gastos R$ 114 milhões.

Desde o lançamento do Criança Feliz, o governo federal passou nove meses gerenciando a adesão dos municípios - a participação é voluntária e, até agora, 2.547 ingressaram, segundo o governo - e formando as equipes de visitadores, que precisam ter Ensino Médio completo. A capacitação dura uma semana.

A partir de agora, a expectativa do MDS é que o número cidades com visitas do Criança Feliz dê um salto. "É surpreendentemente alto esse número de 337 municípios. Isso nos traz a certeza de que não é um programa a mais no governo federal, é 'o programa'. É o único que pode mudar a vida das pessoas para sempre", afirma Halim Girade, secretário nacional de desenvolvimento humano do MDS.

Já com relação à meta de crianças a serem atendidas, seriam 750 mil este ano, segundo foi divulgado no lançamento do programa. Agora, o número foi reduzido para 520 mil. Para atingir esse volume, seria necessário que metade das cidades do país atendessem a cerca de 200 crianças cada uma. A BBC Brasil solicitou o total de atendimentos realizados até agora, mas não recebeu resposta do MDS.

A experiência de Vera Cruz mostra que não será fácil cumprir a meta. Por enquanto, na pequena cidade de 10 mil habitantes, são atendidas 25 pessoas. É 25% da lista indicada pelo MDS para o município.

Fonte: PORTAL O DIA