Riqueza do Cerrado esta desaparecendo de Barras e toda a região

Riqueza do Cerrado esta desaparecendo de Barras e toda a região

05/09/2017 - 06:41

Os buritis, espécie de palmeira típica do cerrado, encontrados geralmente em áreas de brejos na região das chapadas de Boa Hora, Cabeceiras e Barras, consideradas intocáveis pelo Código Florestal, estão desaparecendo em toda a região, resultado de um processo que que já dura cerca de 40 anos. A palmeira cresce geralmente em regiões úmidas conhecidas como brejos, para poder disseminar os frutos. 

A reportagem do www.agrandebarras.com.br percorreu algumas áreas próximas às margens do rio Longá na região da puba e observou que o assoreamento e a erosão, aliados ao desrespeito às faixas de preservação ambiental, estão diminuindo a ocorrência da espécie. 

O mais grave disso tudo é que essas terras pertencem a particulares, que sem nenhum conhecimento de manejo passam a queimar e desmatar as chamadas áreas de brejo para plantação de cana-de-açúcar e feijão, além da criação de gado bovino, destruindo assim todo um ecossistema único dos cerrados ou chapadas. 
 


Estima-se que cerca de 35% dos buritizais desses municípios foram dizimados por falta de conservação, um dado muito preocupante do ponto de vista ambiental. 
 

Fonte: agrandebarras