No Piauí, 713 pacientes estão na fila de espera por doação de órgãos

No Piauí, 713 pacientes estão na fila de espera por doação de órgãos

06/09/2017 - 09:03

A lista de espera por um doador de órgão no Piauí conta atualmente com 713 pacientes, de acordo com dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). Desse total, 322 esperam por um transplante de rim e 391 aguardam doações de córneas. Dos que esperam um rim, 75 são pacientes ativos – que já possuem cadastro no Sistema Nacional de Transplantes – e 247 são inativos, ou seja, que aguardam algum exame para serem ativados no sistema.

De janeiro a junho, já foram realizados 19 transplantes de rim e 84 de córneas no Estado. Apesar de o número ser considerado animador, o Piauí apresentou uma taxa de doação de órgãos de apenas 4,4% para cada milhão de habitante no primeiro semestre de 2017. A taxa é duas vezes menor que a média nacional – 11,8%. Neste ano, em todo o Brasil, o número de doações subiu de 14,6 para 16,2% par cada milhão de habitante.

“Comparado com o primeiro semestre do ano passado, o crescimento das doações de órgão no Piauí foi de 111,3%. No entanto, nós temos ainda uma necessidade de melhorar e ampliar a comunicação e o nível de conscientização da população do nosso Estado sobre a importância do ato”, lembra a coordenadora da Central de Transplantes do Piauí, Lourdes Veras.

Com relação a perfil de doadores de órgãos no Estado, a maioria deles é do sexo masculino e está na faixa etária de 35 a 49 anos. Este ano, nove homens e seis mulheres foram doadores de órgãos no Piauí, a maioria vítima de traumatismo craniano encefálico (TCE) e acidente vascular cerebral (AVC).

Lourdes Veras lembra da necessidade de as pessoas informarem à família caso queiram ser doadores e destaca a importância do ato. “O transplante de órgão é o único procedimento médico que só poderá ser realizado com a participação de um doador, familiar ou não”.

Campanha “Setembro Verde”

É com o objetivo de incentivar a doação de órgãos que a Central de Transplantes do Piauí lançou este mês a campanha “Setembro Verde” de conscientização sobre a importância do ato. A iniciativa é em alusão ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, comemorado em 27 de setembro. Como parte da campanha, será realizada de 25 a 30 de setembro a Semana Nacional de Incentivo a Doação de Órgãos e Tecidos, no Piauí.

“Durante a campanha temos a oportunidade de agradecer as famílias doadoras do Piauí, por se solidarizar, mesmo num momento de dor, com outras famílias, que sofrem aguardando por um órgão nas nossas listas de espera e reacender a esperança em outros lares”, enfatiza a coordenadora Estadual de Transplantes, Lourdes Veras.

Entre as atividades, visita à Rede Hospitalar de Teresina, missa de Ação de Graça aos familiares de doadores e receptores, um ato no Instituto Médico Legal (IML), além de um passeio ciclístico e uma atividade no Parque da Cidadania.

Fonte: O Dia