Martinho da Vila fala de Rock in Rio, diz que mudou letras machistas e comenta censura na ditadura

Martinho da Vila fala de Rock in Rio, diz que mudou letras machistas

14/09/2017 - 07:08

Martinho da Vila quis procurar "em todas as mulheres a felicidade" e, nessas, acabou encontrando algumas acusações de machismo. Em um de seus principais hits, ele enumera: "já tive mulheres... do tipo atrevida, do tipo acanhada, do tipo vivida, casada carente, solteira feliz, já tive donzela e até meretriz".

Aos 79 anos, o sambista avalia que "a música, de modo geral, tem essa conotação machista". E nem está falando especificamente de "Mulheres", gravada por ele mas escrita na verdade por Toninho Geraes. "A maioria dos compositores, se você vir a história do Brasil, são homens. Poucas mulheres compuseram. Então, a música tem uma tendência masculina, entendeu?", afirmou em entrevista ao G1.

Para ele, tem músicas antigas que hoje são criticadas mas que não pareciam ofensivas no passado (e isso só poderia ser evitado por "uma cabeça muito avançada"). Martinho argumenta que muda algumas letras na hora de cantar ao vivo. Cita, como exemplo, uma de sua autoria, "Você não passa de uma mulher" – que vira "Você é uma mulher".

A entrevista aconteceu em hotel em São Paulo, onde Martinho estava para dois shows. Pessoalmente, o cantor soa – acredite – mais despreocupado do que no palco ou na TV. Pediu para atrasar o começo da conversa, porque queria almoçar. Surgiu depois sem parecer exatamente disposto a papo ou sorriso, mas é preciso reconhecer isso mudou assim que começou a gravação.

Ele lembrou ainda histórias de músicas censuradas na época da ditadura e falou sobre o show que faz no Rock in Rio nesta sexta-feira (15). Batizada de "Salve o samba", a apresentação é uma homenagem aos 100 anos do gênero. Vai ter também Alcione, Jorge Aragão, Monarco, Mart'nália e Roberta Sá. Leia, a seguir, os principais trechos:

G1 – A Alcione, que vai tocar com você no show do Rock in Rio, é amiga do Axl Rose, do Guns N’ Roses. E você: tem algum amigo rock star?

Martinho da Vila – Não, dos internacionais eu não tenho, dos que vêm [tocar em 2017]. Gosto dessas bandas nossas de rock, que são bem legais. Gosto de Sepultura, é muito bom (risos). Gosto muito (risos).

G1 – Por que você gosta do Sepultura?

Martinho da Vila – Não sei. Porque eu vi um concerto deles uma vez, já toquei no Rock in Rio também, eles estavam também tocando outra parada.

Fonte: g1