Adutora de engate rápido trazendo água do caldeirão para Pedro II é descartada pela defesa civil

Adutora de engate rápido trazendo água do caldeirão para Pedro II é descartada p

26/09/2017 - 22:00

Em sessão ordinária na câmara de vereadores realizada na segunda(25/05)  em Pedro II foi discutido o que esta sendo feito pelos órgãos competentes para resolver ou minimizar os efeitos da crise hídrica de Pedro II. Estiveram presentes representantes da defesa civil do estado através do diretor Vitorino Tavares e do diretor de projetos Raimundo Claudio, e da agespisa foi solicitado a presença do presidente Emanoel Bonfim, mas ele não veio , e no seu lugar quem compareceu foi o diretor de operações da empresa Jose Maria de Carvalho.

Vereadores, representantes do poder publico municipal e Sociedade civil organizada participaram com indagações sobre o que realmente está sendo feito para resolver a falta de água em Pedro II, e o que foi dito não agradou a todos  pois , a população esperava ouvir ações imediatas e concretas com efeitos imediatos mas, o que mais deixou preocupados os presentes foi a negativa sobre o projeto da adutora de engate rápido do açude caldeirão em Piripiri para Pedro II.

Segundo o diretor de projetos da defesa civil Raimundo Coelho essa questão da adutora já foi levada ao ministério da integração nacional que descartou a possibilidade da execução do mesmo.

“ aqui são duas ações emergenciais que podem ser feitas , adutora de engate rápido ou operação carro pipa, para o ministério da integração é mais viável a operação carro pipa para pedrossegundo porque é mais barato e um custo menor”  disse.

Segundo o diretor, com uma população da sede de Pedro  II variando entre 22 e 23 mil habitantes o projeto da adutora de engate rápido custaria aproximadamente 30 milhões de reais , e o ministério da integração liberou recentemente cerca de 11 milhões de reais para operação carro pipa atender cerca 600 mil pessoas no Piauí que sofrem com a falta de água no semi árido, daí a negativa para o projeto .

Raimundo coelho, informou ainda que no caso de uma adutora dessas o projeto é para quando não há mais nenhuma fonte de água disponível para população e em Pedro II ainda há água nos poços e chafarizes da cidade que a população esta utilizando.

O diretor da Agespisa Jose Maria de carvalho disse em conversa com a reportagem do jornal da imperial  a qualidade da água esta sendo garantida com o tratamento dentro do padrão mas, se comprometeu a mandar um químico para fazer uma acompanhado melhor , isso foi levantado por conta da indagação da população quanto a qualidade  d`água que esta sendo distribuída quando tem.

Ele também explicou sobre o porquê algumas residências tem, e outra não tem água, de acordo com Jose Maria isso ocorre porque o sistema esta totalmente seco e demoraria dias para normalizar . O diretor garantiu que ira orientar os funcionários locais a dividir a pouca água que esta sendo colocado no sistema , distribuída também para aqueles bairros ou região ainda não tem água .

Questionado sobre a não cobrança da taxa mínima nas contas ele informou que essa questão deve ser resolvida com um levantamento para saber realmente quem não recebeu água para não ocorrer no erro de isentar todos  inclusive aqueles que receberam água o que não seria correto.

 

Fonte: Da Redação