Temer é o presidente mais rejeitado desde a ditadura, diz pesquisa

Temer é o presidente mais rejeitado desde a ditadura, diz pesquisa

02/10/2017 - 16:25

O presidente Michel Temer(PMDB-SP) atingiu a maior reprovação desde o início da redemocratização no país, segundo mostra o Instituto Datafolha.

Os dados mostram que 73% dos brasileiros consideram o governo Temer ruim ou péssimo — o que supera a pior taxa da ex-presidente Dilma Rousseff, de 71%, em agosto de 2015.

A "Folha de S. Paulo", responsável pela divulgação da pesquisa, ressalta que Temer se torna o presidente mais rejeitado pelos brasileiros desde o fim da ditadura militar.

Apesar disso, a parcela de entrevistados que pede a saída do peemedebista do poder caiu de 65%, em junho, para 59%. Houve ainda um acréscimo de sete pontos percentuais entre os que defendem a permanência do mandatário no Planalto, que agora somam 37%.

5% dos brasileiros consideram o governo ótimo ou bom, sendo a aprovação mais baixa desde setembro de 1989. O ex-presidente José Sarney (PMDB-MA) registrou o mesmo índice na ocasião, no contexto da hiperinflação.

Michel Temer é pior gestor avaliado pela população do que Dilma às vésperas do seu impeachment. Em abril do ano passado, a petista somava 13% de aprovação e 63% de reprovação.

A maior resistência de Temer está entre as mulheres, um percentual de 76% considera o governo ruim ou péssimo e os entrevistados cuja renda familiar varia de dois a cinco salários mínimos, com 75% de reprovação.

O Nordeste é a região mais crítica ao presidente, com 84% contrários ao mandatário. Não há grande diferença de escolaridade entre os que rechaçam o governo.

O Datafolha ouviu 2.772 entrevistados em 194 cidades durante 27 e 28 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais e para menos.

Fonte: O Globo