Fiscalizações contra trabalho escravo caíram 83% no Piauí em 2017, diz MPT

Fiscalizações contra trabalho escravo caíram 83% no Piauí em 2017, diz MPT

18/10/2017 - 10:16

O número de fiscalizações de trabalhadores em situação análoga à escrava no Piauí já teve uma retração de 83% em 2017, segundo o procurador do Trabalho Edno Carvalho Moura. O dado vem à tona no mesmo dia que uma portaria do Ministério do Trabalho muda as diretrizes para as fiscalizações de trabalho escravo no Brasil. Para o procurador a portaria vai fazer crescer os trabalhadores em condições análogas à escravidão.

“Já tivemos uma redução no número de resgastes porque houve um brutal contingenciamento de recursos que afetou a fiscalização do trabalho escravo. Tivemos em 2014 o total de 160 trabalhadores resgatados no estado”, contou o procurador Edno Carvalho Moura acrescentando que a tendência continuou nos anos subsequentes, possivelmente por redução do número de fiscalizações.

Segundo o procurador, desde o ano passado há uma redução mais ampla no número de fiscalizações e resgates de trabalhadores no Piauí. “Em 2016 e 2017 reduzimos mais ainda o número de fiscalizações e o número de resgastes consequentemente. Em 2017 já temos uma redução de 83% nas fiscalizações na comparação com o ano passado”, ressaltou o procurador do trabalho.

Dados do Ministério Público do Trabalho mostram que em 2014 houve 160 resgates, diminuídos para 60 em 2015 e cerca de 30 no ano passado. Nos últimos 14 anos foram resgatadas cerca de 900 pessoas no Piauí, estado que ocupa o 2º lugar no ranking regional de ocorrências de trabalho escravo e o 12º no nacional.

No mês passado, 22 trabalhadores foram resgatados recebendo carvão como pagamento em uma carvoaria na cidade de São João do Peixe, no Sul do Piauí. A cidade de Redenção do Gurguéia é a que registrou mais resgates no estado. Mais dados estão disponíveis no Observátorio Digital do Trabalho Escravo.

 

Fonte: g1