Congresso prorroga medida provisória que libera saque do PIS/Pasep para idosos

Congresso prorroga medida provisória que libera saque do PIS/Pasep para idosos

19/10/2017 - 09:42

O presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira, prorrogou por mais 60 dias os efeitos da Medida Provisória 797/2017 que autorizou o saque das cotas do PIS/ Pasep para idosos. Sem votação no Congresso, a medida poderia perder validade em poucos dias. A MP liberou as cotas para as mulheres com mais de 62 anos de idade e para os homens acima de 65 anos, beneficiando mais de 3,59 milhões de brasileiros com direito ao saque dos valores da cota do PIS/ Pasep.

Os recursos para idosos acima de 70 anos começam a ser sacados nesta quinta-feira, dia 19. O dinheiro do abono para correntistas da Caixa Econômica e do Banco do Brasil, porém, já foi creditado na terça-feira. Segundo o governo, nos três meses de saques, devem ser injetados R$ 15,9 bilhões na economia.

A Caixa estima que serão creditados cerca de 6,2 bilhões de reais na primeira etapa de saques, que contempla idosos com mais de 70 anos, sendo que 148,3 milhões de reais (193.900 cotas) já foram depositados nas contas dos correntistas. A estimativa do Banco do Brasil é de depositar 90,2 milhões de reais (50.300 cotas).

Para ter direito ao saque, é necessário ter sido cadastrado no PIS de 1971 a 4 de outubro de 1988, que o empregador tenha contribuído com o fundo e que o trabalhador não tenha sacado o dinheiro. O saque vai até dezembro.

Confira o calendário:

A partir do dia 19 de outubro poderão sacar os idosos com 70 anos ou mais;

A partir do dia 17 de novembro, o saque será feito por aposentados;

Por último, de 14 de dezembro em diante será a vez de mulheres a partir de 62 anos e homens a partir de 65 anos.

Como consultar seu saldo:

Os clientes da Caixa vão receber automaticamente, sem necessidade de adesão, na conta corrente e na conta poupança. No site da Caixa, é possível consultar seu saldo.

Para efetuar a consulta de cotas do PIS, é necessário o número do NIS que você encontra: no Cartão do Cidadão; nas anotações gerais da sua Carteira de Trabalho antiga; na página de identificação da nova Carteira de Trabalho; no extrato do seu FGTS impresso.

Fonte: g1