Operação Argentum | PF cumpre 40 mandados em cidades do PI, MA e CE

Operação Argentum | PF cumpre 40 mandados em cidades do PI, MA e CE

26/10/2017 - 10:56

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (26/10) a Operação Argentum, voltada para desarticular uma organização criminosa que atua nos estados do Piauí, Ceará e Maranhão.

Cerca de 110 policiais estão cumprindo 21 mandados de busca e apreensão, 13 mandados de prisão temporária e 6 mandados de condução coercitiva nos três estados, especificamente nas cidades de Teresina, Demerval Lobão, Prata do Piauí, Caxias e Timon no Maranhão, e ainda Crateús, Independência, Parambu e Tamboril no Ceará.

Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara da seção judiciária do Piauí, e determinam ainda a apreensão de veículos de luxo, sequestro de bens e bloqueio de contas dos envolvidos no esquema.

Em nota, a Polícia Federal informou que a investigação e o cumprimento dos mandados são realizados em parceria com a Rede de Controle, formada pela Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União e Tribunal de Contas do Estado do Piauí.

A operação tem como base inquérito policial  instaurado em abril deste ano, em decorrência de inspeção realizada pela Controladoria-Geral da União que constatou contratações irregulares e movimentações bancárias atípicas com recursos federais recebidos pelo município de Prata do Piauí, em dezembro de 2016, a título de precatório da complementação da União para o FUNDEF no valor aproximado de R$ 2.730.000,00, atraindo a incidência dos delitos de apropriação e/ou desvio de recursos públicos, corrupção, associação criminosa/organização criminosa e lavagem de dinheiro.

"A investigação revelou que empresas, tendo como sócios parentes do ex-prefeito e que atuam nestas como “laranjas”, foram utilizadas para a ocultação de patrimônio em seu favor, em ação de lavagem de dinheiro, através da criação de uma farmácia e um posto de combustíveis", diz a PF em nota.

Fonte: 180graus