Fifa reconhece títulos mundiais de Santos, Flamengo, Grêmio e São Paulo

Fifa reconhece títulos mundiais de Santos, Flamengo, Grêmio e São Paulo

27/10/2017 - 19:22

A Fifa reconheceu, na manhã desta sexta-feira, como campeões mundiais os clubes que venceram a antiga Copa Intercontinental, torneio disputado entre 1960 e 2004 e que opunha os campeões europeu e sul-americano. A decisão foi tomada em reunião do Conselho da entidade em Calcutá, na Índia.

Quatro clubes brasileiros foram campeões intercontinentais: o Santos, em 1962 e 1963; o Flamengo, em 1981; o Grêmio, em 1983; e o São Paulo, em 1992 e 1993. A Copa Rio, vencida por Palmeiras (1951) e Fluminense (1952) e defendida pelos clubes como títulos mundiais, não foi discutida na reunião.

Presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez comemorou a decisão da Fifa em seu Twitter, reproduzindo carta enviada ao dirigente máximo da Fifa, Gianni Infantino, em junho deste ano, pedindo o reconhecimento dos títulos.

“Na nova Conmebol, fixamos com um dos eixos da mudança fazer justiça pelo futebol sul-americano, inclusive indo além do judicial. Hoje, vemos refletidos nossos esforços em um justo reconhecimento que a Fifa faz aos clubes sul-americanos e europeus que ganharam a Copa Intercontinental e foram tradicionalmente considerados campeões do mundo”, disse Domínguez, em comunicado.

Até a decisão desta sexta, a Fifa reconhecia apenas como títulos mundiais os vencedores dos torneios organizados pela entidade, o primeiro em 2000 – ano que agora passa a ter dois campeões, o Corinthians (dono da taça do Mundial da Fifa) e o Boca Juniors (vencedor da Copa Intercontinental).

Com dois títulos agora reconhecidos e mais a conquista de 2005, em torneio já com organização da Fifa, o São Paulo passa a ser o maior campeão mundial brasileiro com títulos reconhecidos. Santos e Corinthians vêm em seguida, com duas conquistas cada.

Fonte: G1