TRE fará mutirão para fechar recadastramento biométrico até março de 2018

TRE fará mutirão para fechar recadastramento biométrico até março de 2018

30/10/2017 - 11:59

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) está correndo contra o tempo para fechar o recadastramento biométrico de todos os eleitores do Estado até março de 2018. Segundo a última atualização do TRE realizada em 16 de outubro, 31% dos eleitores dos municípios que integram a etapa 2016/2018 já procuraram a Justiça Eleitoral. Isso representa 752.573 pessoas.

O trabalho está avançado nas cidades que compõem o grupo I (veja relação abaixo), onde 84% dos eleitores já estão regulares com a Justiça Eleitoral, seguido do grupo II com 80% em recadastramentos. Já o grupo III não chegou a 30%.

A meta geral do TRE envolvendo os três grupos é de 80%. O Piauí possui atualmente 2.354.515 eleitores. Na semana passada, o tribunal reuniu juízes de 15 zonas eleitorais e prefeitos para, através de um mutirão, acelerar os trabalhos. Entre os problemas enfrentados está o transporte e o número insuficiente de servidores que atendam a esses eleitores.

Nos 41 municípios do Grupo III, o recadastramento biométrico, que já está acontecendo, entrará em regime de mutirão no período de 06/11/17 a 06/03/18 e atenderá um total de 260.196 eleitores.

Segundo o presidente do TRE-PI, Desembargador Joaquim Dias de Santana Filho, ao fechamento do cadastro eleitoral para as eleições de 2018 todo eleitorado piauiense estará com os dados biométricos cadastrados. Ele alertou que todos os eleitores dos municípios onde está acontecendo o recadastramento biométrico estão obrigados a comparecer para fazer a biometria, sob pena de terem o título cancelado.

Ainda de acordo com o presidente, o atendimento só será realizado na sede dos Cartórios Eleitorais dos municípios-sede das zonas eleitorais no horário de 7h às 13h nos dias úteis.

Para saber se a sua cidade está passando por esse processo de recadastramento biométrico bastar acessar o site do TRE-PI: www.tre-pi.jus.br que lá você encontrará a relação de todos os municípios que estão passando por este processo.

Para realizar o recadastramento biométrico o eleitor deverá apresentar os seguintes documentos: Título de eleitor (original), comprovante de endereço (original e cópia) e documento de identidade oficial com foto (original e cópia).

Fonte: cidadeverde.com