Secretaria De Saúde Realizou A VIII Conferência Municipal De Saúde em Boqueirão do Piauí

Secretaria De Saúde Realizou A VIII Conferência Municipal De Saúde em Boqueirão

08/11/2017 - 11:22

A Secretaria Municipal de Saúde de Boqueirão do Piauí realizou na manhã desta terça feira, 07/11, no Centro de Referência e Fortalecimento de vínculos a 8ª Conferência Municipal de Saúde.

A conferência teve como tema: “A importância da Atenção Básica nas Redes de Saúde” e aconteceu das 08:00 às 14:00 hs. Os participantes discutiram e elaboraram propostas que irão compor o Plano Municipal de Saúde para o quadriênio 2018/2021.O tema foi desenvolvido pela Enfermeira Lúcia Leonara, na condição de Palestrante, na qual relatou em sua fala a importância das Redes de Saúde na Atenção Básica, da porta de entrada do paciente no sistema de Saúde, do sistema de baixa complexidade, média complexidade e alta complexidade, falou que as conferências vêm se fortalecendo ao longo dos anos como espaço efetivo para a participação e o controle social no SUS.

“As conferências têm por atribuição fazer uma avaliação da situação de saúde e apontar ajustes e deliberar acerca das diretrizes das políticas de saúde. No setor saúde, aprendemos muito a fazer conferências, contudo há o consenso de que precisamos ampliar os seus propósitos, melhorar o seu formato e o modo de fazê-las. Segundo ela, a expectativa é que o debate avance em relação a esses dois aspectos de maneira que as pessoas tenham mais conhecimento sobre os seus direitos e deveres.

Esteve participando do evento a Secretária de Saúde, Elgilene, a presidente do Conselho de Saúde, Valdirene Sales, secretários municipais, funcionários, vereadores, trabalhadores de saúde, presidentes de associações, gestores e usuários.

 A secretária de Saúde destacou a importância da realização desta Conferência, que deu a oportunidade para se discutir temas importantes para a população. “Podemos afirmar que o principal desafio do sistema de saúde é trabalhar a prevenção para que a população possa ter uma vida mais saudável. Portanto, encontros como este são muito importantes para todos nós”.

Fonte: secom