Preso é enforcado por colegas depois de rebelião no novo presídio de Altos

Preso é enforcado por colegas depois de rebelião no novo presídio de Altos

10/11/2017 - 09:47

O preso Francisco Alisson foi assassinado por enforcamento dentro do novo Centro de Detenção Provisória (CDP), na cidade de Altos. O corpo foi encontrado poucas horas depois de um motim no presídio.

Francisco Alisson estava morto no pavilhão B, cela 10. Segundo informações do Sindicato dos Penitenciários do Estado, o crime teria sido praticado por outros detentos, mas eles negam qualquer envolvimento e ninguém aponta a autoria.

Alisson é o 11º detento encontrado morto no ano de 2017 dentro do sistema prisional do Piauí. Só nos últimos dez dias já são três mortos.

O sistema prisional do Piauí contabiliza ainda nove rebeliões no ano de 2017 e 167 fugas.

Kleiton Holanda, vice-presidente do Sinpoljuspi, diz que o tumulto no Centro de Detenção de Altos foi provocado por 20 presos que há cinco dias foram transferidos da Penitenciária Irmão Guido para o CDP.

“O motim começou por volta das 6h30 e foi controlado agora por volta das 9h30. A Polícia Militar foi acionada, mas a movimentação foi controlada pelos agentes penitenciários, que tiveram que usar balas de borracha”, afirma Kleiton Holanda.

O sindicalista ainda atribui a movimentação na Casa de Detenção de Altos, a superlotação do local. “O problema da superlotação é um dos principais fatores para as movimentações dentro dos presídios. Há pouco tempo, o presídio foi inaugurado com capacidade para 140 presos e hoje já conta com 297 vagas, um aumento de 50% no número de detentos”, declara.

Os presos foram encaminhados para a ala de triagem onde foram contados. Nenhum detento fugiu.

Fonte: Portalaz