Caravana do Salve Maria passará por Pedro II e Piripiri

Caravana do Salve Maria passará por Pedro II e Piripiri

27/11/2017 - 09:18

O Piauí aderiu a Campanha 16 dias de Ativismo, que ocorre nacionalmente, e vai iniciar pelo interior do estado a Caravana Salve Maria, realizada por meio de parceria entre Segurança Pública, a Polícia Militar e a Agência de Tecnologia da Informação – ATI, a partir do dia 28 de novembro. Dentro da programação, que se estende até o dia 20 de dezembro, estão previstas atividades como divulgação do aplicativo Salve Maria junto às comunidades e treinamento aos policiais militares e civis para uso do sistema de monitoramento de denúncias recebidas através do 'app'.



“A delegada Eugênia Villa solicitou que a ATI participasse exatamente para treinar e capacitar o efetivo da PM nos municípios, mostrando como usar o sistema de monitoramento, que é a porta de entrada dos chamados para a área de segurança e, também demonstrando para a população como utilizar a ferramenta no celular ou no seu tablet, então confirmamos a participação da Agência de Tecnologia nessa caravana”, disse David Amaral, diretor técnico da ATI.

A caravana passará por oito cidades na rota dos Territórios de Desenvolvimento do Estado, são elas: Castelo do Piauí, Altos, Piripiri, Pedro II, União, Parnaíba, Campo Maior e Esperantina. 

“Ao invés de panfletarmos, vamos capacitar os policiais no uso e manuseio do aplicativo Salve Maria, isso vai ficar a cargo dos técnicos da Agência de Tecnologia da Informação, capacitar na preservação do local do crime de feminicídio, capacitar na investigação do feminicídio e por fim difundir o Salve Maria nas comunidades, são ações pedagógicas”, explicou a delegada Eugênia Villa.


O comandante da Polícia Militar no Estado, coronel Carlos Augusto, informou que a PM é quem recebe as denúncias realizadas através do aplicativo. “Em qualquer situação de uma ocorrência nós somos a porta de entrada dessa ocorrência, por isso nós temos buscado capacitar os nossos profissionais para atender todos os tipos de violência, preparando o policial para receber essa violência, sobretudo contra a mulher, para atender cada dia melhor a comunidade, então é com muita satisfação que faremos parte dessa caravana, divulgando esse aplicativo que é um sucesso na cidade de Teresina e é um exemplo para o país”, falou.

A Campanha

Em 1991, mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres -Center for Women’s Global Leadership - CWGL, iniciaram a Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. Desde sua primeira edição, mais 160 países aderiram a iniciativa. No Brasil, a Campanha acontece desde 2003 e, para destacar a discriminação vivida pelas mulheres negras, as atividades começam em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. A campanha no Piauí possui o lema “Não deixar ninguém para trás – acabar com a violência contra mulheres e meninas”.

Fonte: piripiri reporter