Produção industrial cresce em 10 de 15 regiões

Produção industrial cresce em 10 de 15 regiões

10/12/2017 - 13:56

A indústria deixou a recessão no passado, e a produção tem registrado crescimento disseminado pelo País. De 15 regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 10 apresentaram crescimento na comparação entre outubro e igual mês do ano passado. Isso significa mais emprego e mais renda para famílias com trabalhadores no ramo industrial.

O crescimento da produção industrial também é um termômetro importante para o País. Quanto maior é o ritmo de produção, maior é a confiança dos empresários de que a economia terá um desempenho melhor nos próximos meses. Ao acreditar em dias melhores, eles aumentam a aposta no País e produzem mais para atender a uma demanda crescente de consumidores.

Segundo o IBGE, os maiores avanços do mês ocorreram no Mato Grosso (29,1%), no Pará (17,1%) e no Amazonas (12,2%). São Paulo, a maior região industrial do País, registrou avanço de 6,8% no mês; Rio de Janeiro também apresentou desempenho positivo, com alta de 10,9%.

Desempenho da indústria em 2017
Diante desses desempenhos regionais, a média do País também registrou alta de produção. Na comparação entre outubro e igual mês do ano passado, o avanço foi de 5,3%. No acumulado de 12 meses, a produção industrial apresenta alta de 1,5%.

 

Fonte: Portal Brasil