Pai é preso após manter filho em cárcere privado por mais de oito horas no Piauí

Pai é preso após manter filho em cárcere privado por mais de oito horas no Piauí

12/12/2017 - 10:21

Um homem identificado como Edvaldo, 40 anos, fez refém o próprio filho de três anos desde o início da noite dessa segunda-feira (11/12), por mais de 8 horas. A criança só foi liberada após a chegada do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar. O caso aconteceu em Piripiri, no Norte do Piauí.

Segundo informações do Portal sem Fronteiras, tudo começou por volta das 18h após um desentendimento entre Edvaldo e a esposa. De acordo com vizinhos, Edvaldo é usuário de drogas e, após discussão com a companheira, passou a agredi-la. A mulher conseguiu se desvencilhar do agressor fugindo de casa para pedir socorro à polícia.

Com a chegada da PM ao local, Edvaldo se viu amedrontado e fez o filho de refém, ameaçando-o com um facão. Usando a criança como escudo, exigiu que a mulher entrasse em casa, o que não foi permitido pela polícia.

A PM isolou o local e acionou Conselho Tutelar. O comandante da operação, Major Costa Neto tentou negociar a rendição do agressor e não teve êxito.

O vice-prefeito de Piripiri, Murieel Queiroz, que conhece Edvaldo, também foi chamado ao local para tentar a rendição e a retirada da criança, também sem sucesso.

Por volta de meia noite, o comandante da operação pediu apoio para a equipe especializada do BOPE, em Teresina. Antes da chegada da equipe do BOPE, ao ver a aproximação dos policiais militares, o suspeito apareceu com o filho no colo e com uma foice em uma das mãos. A população tentou invadir a casa pelos fundos e foi contida pela PM.

Às 3h da madrugada o grupamento do BOPE chegou ao local. Uma negociadora, a coronel Júlia Beatriz, especialista nesse tipo de conflito, conseguiu que Edvaldo deixasse a casa e fosse conversar com ela. Em seguida ele entregou o filho para a mãe. “Esse problemas familiares são muito sérios. Mas consegui explicá-lo que se ele continuasse com aquela situação que já durava nove horas, iria piorar a situação dele”, explicou a coronel. “Mas em nenhum momento ele machucou o filho, isso é o mais importante”, finalizou.

Para o Major Costa Neto a polícia tem a sensação do dever cumprido. “Sentimos dever cumprido. Ele se entregou sem atentar contra a vida do próprio filho. Estamos para trabalhar e transmitir a sensação de segurança. E em qualquer situação a população poderá contar conosco”, afirmou.

Edvaldo foi conduzido para o distrito policial onde foi feito o Termo Circunstanciado de Ocorrência e poderá responder por sequestro e cárcere privado. 

A criança foi levada ao Hospital pelos conselheiros tutelares para avaliação médica.

Fonte: 180graus