Municípios do Piauí decretam situação de emergência devido à seca

Municípios do Piauí decretam situação de emergência devido à seca

18/11/2018 - 08:50

Os prefeitos dos municípios de Betânia do Piauí e Guaribas decretaram situação de emergência devido à seca.  Os municípios sofrem com o desabastecimento de água provocado pelas chuvas irregulares, que  provocam escassez de água tanto para consumo humano quanto para o animal.

De acordo com decreto do prefeito de Guaribas, Claudinê Maia, a previsão do tempo para a região é que a estiagem se agrave. Em alguns reservatórios, o volume de água chega a 2% da capacidade. 
“A totalidade dos reservatórios de água da zona rural encontra-se praticamente sem água. Apenas algumas pequenas barragens com volume de menos de 2% de água, sem condições de consumo humano, apenas para consumo animal”, diz.

O decreto tem vigência de 90 dias. Com a promulgação, o município pede ajuda para iniciar ações de combate a estiagem como o fornecimento de água por meio de carros-pipas. 

No município de Betânia, localizado a 510 km de Teresina, o prefeito Fábio Macedo afirma que a irregularidades nas chuvas na região se intensificam desde 2011. O gestor destaca que a cidade não possui sistema de abastecimento próprio.

 

Fonte: Da redação