Mais da metade dos contribuintes do PI ainda não enviou a declaração do IR

Mais da metade dos contribuintes do PI ainda não enviou a declaração do IR

17/04/2019 - 09:47

Há duas semanas do prazo final de entrega da declaração do Imposto de Renda, menos da metade dos piauienses prestaram contas ao Fisco.

Segundo dados da Receita Federal, foram entregues, até ontem (16), 114.360 declarações, do total de 240 mil que são esperadas.

Das declarações já entregues, 4.696 caíram na malha fina. 

Importante lembrar que nesse ano, no dia seguinte ao do envio da declaração, o resultado do processamento já estará disponível e, dessa forma, o contribuinte pode conferir se caiu em malha
fiscal.

Os principais motivos que fazem com que o contribuinte caia em malha fiscal, são as despesas com Saúde e a omissão de rendimentos.

Data limite

O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda 2019 termina às 23h59 do dia 30 de abril. O contribuinte que perder a data estará sujeito ao pagamento de multa, que pode variar de R$ 165,74 a 20% do imposto devido, mais juros de mora. Além disso, o CPF em situação irregular também pode comprometer a emissão de passaporte, impedir a emissão de certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel e, até mesmo, impedir a nomeação em concurso público.

Vale lembrar também que não é interessante deixar a declaração para o último dia porque, além das possíveis falhas relacionadas à internet, a pressa pode causar o esquecimento de informações importantes, o que pode levar o contribuinte à malha fina.

Fonte: Redação