Governo tentará votar Previdência antes do feriado da Páscoa

Governo tentará votar Previdência antes do feriado da Páscoa

17/04/2019 - 09:51

O governo tentará votar a reforma da Previdência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) nesta quarta-feira (17), antes do feriado da Páscoa. Para isso, terá de superar a obstrução da oposição e enfrentar a possibilidade de desidratação do texto já na primeira etapa de sua análise. 

Lideranças do centrão defendem que sejam retirados do texto já na comissão pontos polêmicos, como a desconstitucionalização e a capitalização. O governo, pelo menos até a noite desta terça-feira (16), não cedia em relação a esta última. 

Assim, não se chegou a um consenso sobre o texto –e líderes dizem que tudo pode acontecer na sessão desta quarta, que começará às 10h.  Em acordo, a CCJ encerrou o debate na terça às 23h28 e a sessão foi encerrada. É uma meia vitória (ou meia derrota) para ambos os lados. 

Se o governo ganha ao colocar rédeas na base de novatos, fazendo-os deixar de usar o tempo de fala para acelerar o debate e encerrando a discussão ainda nesta terça, a oposição ganha com o final da sessão antes da meia-noite. É que caso a reunião se prolongasse mais trinta e dois minutos, os parlamentares perderiam a possibilidade de utilizar diversos recursos regimentais de obstrução. 

Com isso, os deputados contrários à reforma devem usar todo o kit para atrasar a deliberação e testar a paciência da base em uma véspera de feriado -um dia  em que normalmente todos já estão voltando para suas bases no meio da tarde.

A previsão é de que haja ao menos quatro horas de obstrução. Cabe ao governo, dizem deputados, segurar seus parlamentares para a votação. O centrão diz que dará quorum, mas não se comprometerá com a votação do relatório de Freitas.

Fonte: FolhaPress