Mourão diz que Congresso deve discutir reforma política em breve

Mourão diz que Congresso deve discutir reforma política em breve

16/07/2019 - 08:58

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRB), disse nesta segunda-feira (15) que o Congresso deve discutir em breve a reforma política. A declaração foi dada durante discurso na Fundação Getúlio Vargas (FGV), na Zona Sul do Rio.

Foto: Reprodução/TV Brasil

"Temos um sistema político que ele é difícil de conceber, tal a fragmentação partidária que nós temos. Hoje, lá dentro do Congresso temos 26 partidos representados. Apenas dois (partidos) têm mais de 50 deputados (PSL e PT). Em torno de sete (partidos) têm entre 30 e 40 (deputados). O restante são partidos com 10, 8 deputados. Então, é extremamente fragmentado nosso Congresso. Não é fácil de lidar com isso aí. Os partidos deixaram de representar o pensamento da sociedade como um todo. O ideal seriam cinco ou sete partidos", disse.

Mourão sugeriu ainda o voto distrital como forma de baratear a eleição, citando o "caixa dois" como uma válvula de escape para a corrupção no sistema eleitoral.

"Isso vem sendo discutido, acho que brevemente é um passo que nosso Congresso irá dar porque é mais que necessário."

Reforma da Previdência

O vice-presidente disse também que a Reforma da Previdência está avançando, mas que, dentro de poucos anos, a discussão será retomada.

"Felizmente, ela (a Reforma da Previdência) está encaminhada. Não da forma que nós, governo, gostaríamos. Mas existe um velho aforismo no meio militar que o 'ótimo é inimigo do bom'. Então, vamos ter uma reforma boa, não ótima. Daqui a cinco, seis anos vamos estar discutindo novamente isso aí, vocês podem ter certeza", previu.

Fonte: G1