Secretaria de Saúde do Piauí confirma 5 novos casos suspeitos de coronavírus

Secretaria de Saúde do Piauí confirma 5 novos casos suspeitos de coronavírus

06/03/2020 - 06:01

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) informou através de nota na tarde desta quinta-feira (05/03) que está investigando cinco casos suspeitos de coranavírus no Piauí, sendo que quatro são em Teresina e um no município de São Miguel do Tapuio.

O caso registrado no interior do Piauí, é de uma jovem que está no sétimo mês de gestação e que mora em Milão na Itália e está na cidade de São Miguel do Tapuio visitando familiares.

O total de casos suspeitos eram sete, mas dois já foram descartados. Os casos confirmados como suspeitos são os seguintes:

1 - Jovem, de 25 anos, do sexo feminino, com histórico de viagem para Paris e Roma. Fez coleta de amostra que foi encaminhada para o Instituto Adolfo Lutz e aguarda resultado.

2 - Criança, de 8 anos, do sexo masculino, com histórico de viagem para Madri e Portugal. Retornou ao Brasil com escala em Fortaleza e depois chegando em Teresina. Iniciou os sintomas apresentando febre de 39,5º, congestão nasal, mialgia. Compareceu ao serviço de saúde onde fez coleta de nasofaringe e teve orientação para isolamento domiciliar.

3 - Mulher, de 58 anos, residente em Teresina, com contato domiciliar (mãe), apresentou: tosse e dor de garganta. Foi feito coleta de amostra de secreção nasofaringe que foi encaminhada para o Instituto Adolfo Lutz e aguarda resultado.

4 - Homem, de 32 anos, residente em Teresina, com contato domiciliar (namorado), apresentou: tosse, dor de garganta, coriza e leve cansaço. Foi feito coleta de secreção nasofaringe e aguarda resultado de pesquisa de painel viral pelo LACEN.

5 - Jovem, de 25 anos, sexo feminino, que reside em Milão e está com sete meses de gestação. Visita familiares em São Miguel do Tapuio. No histórico de viagem, realizou conexão na Ilha do Sal na costa da África e desembarcou em Salvador, seguindo em seguida para o Piauí. Apresentou: febre, dificuldade para respirar, cefaleia, coriza e mialgia. Foi feito coleta de secreções nasofaringe e é aguardado o resultado pelo painel para pesquisa de vírus pelo LACEN.

Fonte: Com informações da Ascom