CORONAVÍRUS: Firmino pode adotar lockdown em Teresina.

CORONAVÍRUS: Firmino pode adotar lockdown em Teresina.

07/05/2020 - 09:33

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSBD), declarou que a capital piauiense poderá ter decretado “lockdown”, um bloqueio geral de atividades, se os índices de isolamento social continuarem a cair. O gestor, no entanto, disse que a decisão não depende da Prefeitura, e passa pelo Governo do Estado e Poder Judiciário.

“Lockdown” é uma expressão em inglês que, na tradução literal, significa confinamento ou fechamento total. Ela vem sendo usada frequentemente desde o agravamento da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Embora não tenha uma definição única, o “lockdown” é, na prática, a medida mais radical imposta por governos para que haja distanciamento social – uma espécie de bloqueio total em que as pessoas devem, de modo geral, ficar em casa.

 

 

 

 

 

 

Veja as diferenças dos termos relacionados à reação à pandemia de Covid-19:

  • Isolamento social – é, em princípio, uma sugestão preventiva para todos para que as pessoas fiquem em casa
  • Quarentena – é uma determinação oficial de isolamento decretada por um governo
  • Lockdown – é uma medida de bloqueio total que, em geral, inclui também o fechamento de vias e proíbe deslocamentos e viagens não essenciais

Se um governante impõe um “lockdown”, a circulação fica proibida, a não ser que ela se dê, por exemplo, para compra de alimentos, transporte de doentes ou realização de serviços de segurança.

No Maranhão, onde um “lockdown” entrou em vigor nesta terça-feira (5), esse aviso é feito por meio de um formulário on-line.

Fortaleza também deve aumentar as restrições e bloqueios, mas evita citar o termo “lockdown”. Um decreto municipal autoriza prefeitura a restringir a mobilidade de pessoas e veículos que não estejam cumprindo atividades essenciais.

No Pará, o governo decretou “lockdown” em dez cidades para aumentar índices de isolamento social. Inicialmente, estão previstas medidas educativas para quem furar os bloqueios, mas punições mais severas poderão ser aplicadas.

 

Fonte: LONGAH