Cultura e turismo de natureza motivaram mais de 60% das viagens de lazer em 2019

Cultura e turismo de natureza motivaram mais de 60% das viagens de lazer em 2019

13/08/2020 - 10:20

O Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgaram nesta quarta-feira (12.08) os resultados do módulo sobre Turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua. O levantamento, com dados coletados no terceiro trimestre de 2019, teve o objetivo de mapear características das viagens realizadas por brasileiros e também quantificar os fluxos de turistas para as diferentes regiões do país e para o exterior, contribuindo para a criação de políticas públicas assim como a definição de ações e investimentos da Pasta.

Foto: janelas abertas 

A PNAD Contínua – Turismo apurou as características das viagens dos brasileiros, o que permite uma consistente avaliação sobre a demanda turística doméstica. De acordo com metodologia do IBGE, 72,5 milhões de domicílios foram analisados durante o 3º trimestre de 2019 para levantar informações sobre o motivo da viagem, meio de transporte utilizado, o destino da viagem, entre outros. A pesquisa seguiu as recomendações da Organização Mundial do Turismo (OMT), como também da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Por meio dos dados e das informações coletadas, o MTur poderá otimizar a formulação de políticas tendo em vista a melhoria da estruturação turística do País, a promoção dos destinos e qualificação dos serviços turísticos e assim, tornar os destinos ainda mais competitivos. De acordo com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, os números revelados pela parceria com o IBGE são fundamentais para conhecer melhor os turistas brasileiros e planejar políticas para fortalecer o setor, especialmente na retomada pós-pandemia.

Fonte: AsCom/MTur