Após pausa, Campeonato Piauiense de base retorna com seis equipes a partir de Julho

Disputa foi cancelada devido a pandemia

10/06/2021 - 09:59

A Federação de Futebol do Piauí (FFP) e seis clubes definiram os detalhes para a realização do Campeonato Piauiense Sub-20. Flamengo-PI, Fluminense-PI, Piauí, Picos, River-PI e Timon vão disputar o título da divisão que dá direito ao clube representar o estado na Copa do Nordeste, Copa do Brasil e na Copa São Paulo de Futebol Júnior, se houver o convite da federação paulista. O vice-campeão também tem a previsão de ganhar uma vaga na copinha, desde que surja o convite do qual depende a ida inclusive do campeão.

Interrompida por causa da pandemia, a competição sofreu uma pausa no ano de 2020 e retorna em 2021 com o Fluminense-PI defendendo o título vencido naquele ano contra o tetracampeão da competição, o River-PI. Ambas equipes retornam e se somam a outras quatro a disputa do torneio que revela muitos atletas da categoria de base para o mercado profissional da bola. A pausa fez com que a competição sofresse uma desidratação que cortou pela metade o número de participantes.

Representantes dos seis clubes estiveram reunidos na sede da FFP e lançaram a previsão do dia três de Julho para iniciar os jogos, todas as partidas serão disputados em Teresina. Atletas nascidos de 2001 até 2004 poderão ser inscritos na competição. A tabela e o regulamento geral do torneio devem ser apresentados até o fim de semana.

Modo de disputa

A competição será de pontos corridos com jogos de ida e volta na primeira fase. Os quatro melhores avançam para as semifinais disputadas em jogo único. As equipes com melhor índice técnico ganham o mando de campo e jogam pelo empate. A final também será em jogo único, sem vantagem. Em caso de empate, o título será decidido nos pênaltis.

Os protocolos serão os mesmos utilizados no Campeonato Piauiense e que vem sendo adotados em competições estaduais e nacionais. As testagens de atletas e comissão técnica serão de inteira responsabilidade dos clubes participantes, ficando os mesmos obrigados a apresentar os resultados com 24h de antecedência as datas pré-estabelecidas

Fonte: GE TERESINA