Pesquisa aponta que 55% dos brasileiros deixaram de consumir carne por conta do preço

Conforme dados, 84% da população sente que os produtos aumentaram excessivamente

16/06/2022 - 09:37

Na última segunda feira (13) foi divulgada a pesquisa eleitoral do BTG Pactual, que traz dados preocupantes no que se diz respeito ao consumo dos brasileiros nos últimos 3 meses.

O impacto da inflação afetou a população de forma tão intensa que só no último trimestre, foi contabilizado que 7 em cada 10 brasileiros pararam de consumir produtos como: roupas, carne, combustível, remédios e até mesmo frutas e legumes.

Pequenos lazeres, como fazer uma refeição fora de casa e comprar roupas novas foram deixados de lado por respectivamente 60% e 56% dos entrevistados.

Infelizmente alguns cortes de consumo não foram feitos de forma voluntária, mas por necessidade. É o caso da carne vermelha, em que 55% pessoas responderam que precisaram parar de consumir, não por motivos de saúde, mas por conta dos altos preços.

O tradicional feijão com arroz também desapareceu da mesa de pelo menos 13% dos brasileiros. Infelizmente, essa é a realidade da população que trabalha diariamente em meio a inconstância econômica: não saber ao certo o que vai poder consumir amanhã ou depois.

Os dados trazidos nessa pesquisa refletem que a pergunta certa pode não ser o que você deixou de consumir, mas sim o que você ainda consegue comprar nas condições atuais...

Não bastando o fato da insegurança alimentar voltar a fazer parte da rotina do brasileiro, a crise vem levando o consumidor a atrasar contas básicas, dentre estas: fatura de energia, cartão de crédito, conta de telefone fixo e conta de água.

A inflação vem avançando cada vez mais, e não há nem sequer uma perspectiva de melhora. E agora? Até quando vamos precisar “dar um jeito”?

 

Fonte: LUPA1