Cosems-PI alerta sobre baixa procura por vacinação; municípios preparam decretos

A secretária disse que mesmo com vacinação, é possível pegar covid

18/06/2022 - 09:40

A vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) , Leopoldina Cipriano, afirmou que o aumento de casos de Covid-19 está preocupando, e reforçou a necessidade de vacinação das doses de reforço. Ela informou que muitos municípios já estão preparando decretos com restrições para o uso de máscara em locais fechados.

Segundo Leopoldina Cipriano, existe um esforço por parte dos secretários em mobilizar as pessoas para a campanha de vacinação, mas que eles estão encontrando resistência por parte da população para garantir as aplicações das doses de reforço. Ela explicou ainda que os municípios já estão elaborando os decretos municipais para o uso de máscara em locais fechados, seguindo o decreto estadual publicado pela governadora Regina Sousa (PT) após o aumento de casos.

“A gente acredita que a população está mais tranquila porque nesse período ocorreu uma redução de casos, com retirada da máscara em ambientes fechados e abertos, aí a população relaxou. Até mesmo nós profissionais de saúde reduzimos a nossa preocupação, e com o crescimento estamos sendo obrigados a voltar usar máscara em ambientes fechados, tanto que os municípios estão elaborando os decretos para publicar na próxima semana, do uso obrigatório de máscara, pois o crescimento foi de mais de 700% nos últimos dias no Piauí”, afirmou.

Fonte: Reportagem Barbara Rodrigues