Agespisa cobra taxa de esgoto e revolta moradores de Pedro II

O valor da taxa é 80% do valor da conta

20/01/2023 - 11:05

A população de Pedro II foi surpreendida pela a Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí S.A.), com uma cobrança de taxa de esgoto sem que o serviço seja prestado na maioria dos bairros da cidade.

Na sede da empresa em Pedro II moradores revoltados fizeram questão de protestar contra alto valor cobrado. A reportagem da Rádio Fm Imperial foi até o bairro Saborá, onde supostamente deveria está em funcionamentoo sistema de tratamento de esgoto, todavia, segundo moradores, o serviço não está sendo prestado desde que foi implantado.

Dona Naná moradora do bairro afirma que no mês de dezembro pagou uma conta no valor de 150 reais por achar que seria um pequeno vazamento, mas que esse mês não vai arcar com tamanho valor.

Juarez Saraiva procurou a reportagem da Rádio Imperial para registrar a sua insatisfação com o alto valor taxa cobrada na residência da sua mãe, uma senhora de quase 90 anos que mora na Rua Tertuliano Filho, que faz ligação com o bairro Saborá.

A resposta que o reclamante teve do escritório local foi que o imposto é federal e precisa ser pago, todavia, Juarez protestou afirmando que não se pode pagar por um serviço que não está sendo prestado a população. Segundo ele a empresa estaria recolhendo Xerox das contas dos reclamantes e enviando para o escritório em Teresina ou Piripiri porque o escritório local não tem autonomia para resolver a questão.

Segundo Juarez Saraiva o valor cobrado na conta da sua mãe é de 86 reais. Em nota a Agespisa afirma que a taxa cobrada é apenas no bairro Saborá e em parte do bairro Santa-Fé e corresponde a 80% do valor da conta. Agespisa afirma que a cobrança está amparada por lei federal.

A reportagem procurou o Ministério Público que afirmou não ter sido acionado acerca do assunto e tão logo seja provocado expedirá um parecer. 

Fonte: REDAÇÃO