PI: 8 mil pessoas vivem em áreas sujeitas a deslizamentos e inundações

A maior concentração é no município de Campo Maior

24/01/2023 - 09:02

O Serviço Geológico do Brasil, órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia, identificou que o Piauí tem 8.660 pessoas vivendo em 12 localidades classificadas como de “risco muito alto", ou seja, sujeitas a deslizamentos ou inundações. Já o número de áreas classificadas como de “risco alto” é de 87, o que pode chegar a 34.483 pessoas.

A maior concentração de áreas com "risco muito alto" é no município de Campo Maior, onde há cinco localidades demarcadas. Em Teresina, o número chega a quatro e, em seguida, estão destacados os municípios de José de Freitas, Picos e Porto, que apresentam uma área cada. 

Na capital piauiense, o alerta inclui risco de deslizamento em dois pontos do Bairro Bela Vista, na zona Sul, e um no Conjunto Pedro Balzi, na zona Sudeste. O risco de inundação é para a Avenida Boa Esperança, na zona Norte.

Em todo o Brasil, há 3,9 milhões de pessoas que vivem em 13.297 áreas de risco. Ao menos quatro mil localidades são classificadas como de “risco muito alto”. Já o número de áreas classificadas como de “risco alto” é de 9.291. O mapa não contempla a totalidade das cidades brasileiras, e, sim, as 1.600 cartografadas até o momento. Assim, podem existir áreas sujeitas a desastres em localidades ainda não mapeadas pelo Serviço Geológico. 

O climatologista e professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Werton Costa, explica que os dados do Serviço Geológico estão vinculados à lei 12.608/2012 de Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, que define as competências da União, dos estados e municípios nas ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação voltadas à proteção e Defesa Civil. 

 

Fonte: MEIO NORTE