Pedro II tem cerca de 5 mil pessoas com algum grau de transtorno mental

Cerca de 13% da população sofre algum grau de sofrimento psicológico

26/01/2023 - 13:35

A prefeitura de Pedro II, Secretaria Municipal de Saúde e Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, realizaram oficina especial voltada a todos os profissionais das entidades de saúde do município, sobre o tema Saúde Mental. O evento foi realizado no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional CEEP Angelina Mendes Braga.

A palestrante Gisele Martins, falou da importância da oficina para os profissionais de saúde em busca dos primeiros indícios que podem ser detectados logo no primeiro contato entre o paciente e a rede municpal de saúde em todas as suas esferas.

“Cerca de 13% da população pedrossegundense sofre algum grau de sofrimento psicológico, isso significa que Pedro II hoje possa ter cerca de 5 mil pessoas com algum grau de comprometimento emocional”, disse Gisele.

Segundo a palestrante depois do período pandêmico a situação piorou e exige um cuidado ainda maior e com o envolvimento familiar para ajudar no processo de recuperação e reduzir os índices que são muito altos em todo Brasil.

O objetivo da oficina é promover a conscientização e respeito à saúde mental, que deve ser cada vez mais reconhecida como uma prioridade global em saúde e também discutir e construir possíveis estratégias na rede do município, através de aprendizado e construção de ferramentas e ações, para que possam ser desenvolvidas práticas de saúde mental no município.

 

Fonte: REDAÇÃO