Medicamentos terão reajuste de preço hoje; veja dicas de como economizar

Valor é diferente se comprado em site ou no balcão da loja

31/03/2023 - 08:44

A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) anuncia nesta sexta-feira (31) o índice de reajuste de cerca de 28 mil remédios regulados. A estimativa do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) é de alta de 5,6%. 

No entanto, o preço teto estabelecido está longe de refletir o valor de mercado, que pode variar de acordo com o local, a data e até o horário da compra.

Pesquisa feita pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) mostra que o valor listado pela Câmara chega a ser 90% maior do que a média praticada pelas farmácias para remédios de referência e até 384% mais alto em medicamentos genéricos. Na prática, isso pode resultar em reajustes diferentes ao consumidor, superiores ao percentual determinado pelo órgão, diante da distância entre o valor máximo fixado pelo Cmed e o de mercado.

Por isso, pesquisar é fundamental. E não basta comparar entre diferentes farmácias. É preciso quase uma gincana para conseguir o melhor preço. Na mesma rede, o valor pode variar se a compra for por internet ou direto no balcão, se o cliente fizer cadastro e até de acordo com o dia e o horário escolhido. Em poucas áreas do varejo os preços variam tanto como nas farmácias.

 

Fonte: MEIO NORTE