Prefeitura de Pedro II fará uso de tecnologia alemã para resolver lixão da aroeira

Lixão a céu aberto castiga a população há 40 anos, diz prefeita.

10/05/2023 - 14:05

Aconteceu na manhã de quarta-feira, (10), no Plenário da Câmara Municipal de Pedro II, Audiência Pública sobre destinação dos resíduos sólidos gerados no município.

Segundo diretor geral do IAEPI (Instituto de Águas e Esgotos do Piauí), Magno Pires, a audiência é uma exigência do Marco Regulatório para total aproveitamento do lixo que Magno Pires classifica como riquezas do município.

Segundo ele hoje em dia já não se enterra mais lixo porque essa ação, além de prejudicar populações que habitam próximo a esses lixões trazendo enfermidades ainda prejudicando o meio ambiente por meio do chorume e poluindo os mananciais tornando a água imprópria para o consumo.

O Presidente do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, Marcus Andrey Vasconcelos, disse a reportagem da Imperial Fm que tecnologia alemã que será implantada no tratamento dos resíduos sólidos resolverá de forma definitiva o problema dos lixões.

Segundo Marcus Andrey, a tecnologia permite transformar o lixo em Biogáz, energia elétrica, biofertilizante e material termoplástico: Telhas, tijolos, paralelepípedo, tubulação para rede de esgoto dez vezes mais resistente que o concreto; é uma usina limpa que resolverá o problema de uma vez por todas.

A Prefeita de Pedro II, Betinha Brandão, se mostrou otimista com o projeto com o projeto apresentado e acredita que resolverá de forma definitiva o problema do lixão da aroeira. “Eu estou muito feliz em receber aqui essa equipe técnica com conhecimento de causa e acredito que vamos por fim ao lixão que maltrata o povo de Pedro II há 40 anos”, disse a prefeita.

A prefeita afirmou a reportagem da Imperial Fm que lixão a céu aberto ou aterro sanitário não cabe mais nos dias de hoje e se faz necessário a implantação desse projeto inovador.

Fonte: REDAÇÃO