Brasil goleia Bolívia na estreia das eliminatórias da Copa com recorde de Neymar

O atacante brasileiro ultrapassou a marca de gols de Pelé

09/09/2023 - 10:22

A seleção brasileira iniciou sua jornada nas Eliminatórias Sul-Americanas para o Mundial de 2026 com uma vitória de goleada sobre a Bolívia, vencendo por 5 a 1 no estádio Mangueirão, em Belém, PA. Durante o jogo, o atacante Neymar bateu o recorde de Pelé e se tornou o maior artilheiro da seleção brasileira em jogos oficiais.

Em reconhecimento à façanha do craque, a CBF o homenageou com uma placa. Neymar, que dividia a marca com Pelé, ambos com 77 gols, ganhou também o carinho dos torcedores que lotaram o Mangueirão. Eles o incentivaram o tempo todo, mesmo depois que o atacante perdeu um pênalti, defendido por Viscarra, quando o placar ainda era de 0 a 0.

A primeira metade do jogo revelou uma clara superioridade da equipe brasileira. Embora tenha perdido um pênalti, Neymar não se abalou, e aos 23 minutos, Rodrygo abriu o placar aproveitando o rebote do goleiro boliviano Viscarra.

O Brasil dominou o primeiro tempo com 78% de posse de bola e 11 finalizações, das quais sete foram em direção ao gol. Em contraste, a Bolívia não conseguiu fazer nenhum chute a gol durante os primeiros 45 minutos.

Na segunda etapa, a superioridade brasileira se traduziu rapidamente em gols. Raphinha aumentou a vantagem aos 2 minutos, seguido por Rodrygo, que marcou novamente aos 8 minutos após revisão do VAR. Aos 16 minutos, o momento aguardado chegou quando Neymar marcou seu 78º gol pela seleção, tornando-se o maior artilheiro da equipe em jogos oficiais, superando Pelé.

A Bolívia descontou com um gol de Ábrego, marcando o primeiro chute ao gol do Brasil. Mas Neymar continuou brilhando, marcando novamente e ampliando seu recorde na artilharia da seleção.

Com três pontos e um saldo de gols superior aos de Uruguai, Argentina e Colômbia, o Brasil lidera as Eliminatórias após a primeira rodada. O próximo desafio da seleção será contra o Peru na terça-feira (12), em Lima, pela segunda rodada das Eliminatórias.

Fonte: AZ