Animais morrem queimados em incêndio que já dura cinco dias na região de São João da Fronteira

Animais morrem queimados em incêndio que já dura cinco dias no Norte do Piauí

11/09/2023 - 09:28

Tatus, tamanduás e raposas foram alguns dos animais mortos em um incêndio florestal que já dura cinco dias no Norte do Piauí, na divisa com o Ceará. Segundo Amorim Paiva, morador da zona rural de São João da Fronteira, o fogo iniciou no estado vizinho na segunda-feira (4) e chegou no território piauiense na quarta-feira (6).

A população da comunidade Pavuna, povoado onde Amorim mora, se uniu por conta própria para tentar apagar os focos de incêndio. Eles se revezam em turnos e grupos para pegar água e levar até a frente do fogo, com quase 5km de extensão.

Algumas pessoas, como famílias com idosos, da zona rural de Ibiapina (CE) e São Benedito (CE), onde o fogo começou, já foram retiradas de suas residências devido à fumaça e risco de novos focos. No Piauí, só na comunidade Pavuna, mais de 200 pessoas são ameaçadas pelas chamas.

Na quarta-feira (6), brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) do Parque de Ubajara se uniram aos moradores de São João da Fronteira para tentar apagar o fogo.

Somente nessa sexta-feira (8), as equipes de moradores de São João da Fronteira tiveram o auxílio do Corpo de Bombeiros do Piauí. Ao todo, no combate ao incêndio, são 20 moradores da comunidade Pavuna, 6 brigadistas do ICMBio, 6 bombeiros do Piauí, além da ajuda de 14 moradores voluntários da cidade de Quixeramobim (CE).

O ICMBIO está com duas caminhonetes transportando bombas de água e também moradores, voluntários. O Corpo de Bombeiros do Piauí atua com um caminhão. Porém, em alguns locais o acesso é difícil e a frente de moradores tem usado motos para o transporte de água e dos voluntários.

Fonte: Com informações do G1/PI