Pedro II, a terra da opala, estará na Feira dos Municípios

Suas cachoeiras, formações rochosas e trilhas montam cenários ideais

14/09/2023 - 09:33

A cidade de Pedro II, também conhecida como a terra da opala, vai participar da Feira dos Municípios 2023, agendada para ocorrer de 21 a 24 de setembro no Centro de Convenções de Teresina (CCT). Este tesouro piauiense, situado na Serra dos Matões, oferece uma ampla variedade de opções para os visitantes. Localizada a 600 metros acima do nível do mar, a cidade desfruta de temperaturas amenas ao longo do ano. Suas cachoeiras, formações rochosas e trilhas montam cenários ideais para esportes radicais ou para aqueles que desejam contemplar a natureza. Na área urbana, a arquitetura em estilo português revela a humildade interiorana e sua história por trás da colonização. 

Mais de 200 sítios arqueológicos atestam a presença de comunidades que habitaram essas terras por milhares de anos. Abaixo da superfície, encontra-se a opala, uma gema valiosa que só é encontrada nesta região do Piauí e na Austrália.

O artesanato em fios de algodão está presente na tapeçaria e nas redes reconhecidas nacionalmente pela qualidade. Os amantes da boa música podem aproveitar do Festival de Inverno, realizado anualmente desde 2004, durante o feriado de Corpus Christi. O evento reúne todos os potenciais do município, como ecoturismo, artesanato, esportes e música, com shows de artistas locais, nacionais e internacionais. Pedro II também oferece opções para aqueles que desejam vivenciar a vida no campo, com a possibilidade de hospedar-se na casa dos habitantes da zona rural.

O centro da cidade abriga edifícios seculares de inspiração portuguesa, bem como mansões que remetem ao auge econômico da primeira metade do século XX. Entre eles, destacam-se o Memorial Tertuliano Brandão Filho, que abriga um acervo de imagens e documentos históricos da cidade, e a Junta Comercial, que hoje abriga centros de lapidação de opala. Há também o Solar da Estrela Marrom, que foi a residência do coronel Domingos Mourão Filho, bombardeado por ordem do governo federal, e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que substituiu a capela em homenagem à mesma santa trazida por portugueses no século XVIII. O Mercado do Artesão é outra atração imperdível.

A tradição do artesanato em fios de algodão em Pedro II remonta pelo menos ao século XIX. Segundo a história oral, tudo começou com as três irmãs Severa, Honorina e Mariana, que introduziram os teares de grade na localidade e disseminaram as técnicas de confecção de redes, o produto mais conhecido. Hoje em dia, a produção inclui colchas, bolsas, jogos americanos e outros objetos.

Você também pode seguir um roteiro que engloba toda a cadeia produtiva da opala, desde as minas, sendo a mais conhecida a do Boi Morto, uma das maiores minas a céu aberto do mundo, até as oficinas de lapidação e ourivesaria. Pedro II possui mais de 200 painéis de sítios arqueológicos catalogados, sendo que quatro deles estão estruturados para receber turistas: Serra do Quinto, Buriti Grande dos Aquiles, Torre 1 e Torre 2. As figuras de animais, homens e formas abstratas são testemunhos da ocupação humana ao longo dos anos e a presença de um guia é recomendada.

Outra atração é um museu particular, situado a cerca de 10 quilômetros da sede do município, que ocupa um casarão do século XIX. Este museu abriga um acervo eclético que retrata a evolução social e os primeiros dias da mineração na cidade. Além disso, oferece um restaurante com piscina e áreas para descanso, estando aberto aos sábados, domingos e feriados.

Outra propriedade particular funciona durante os festivais e festas da cidade, contando com um engenho e uma Casa de Farinha onde os visitantes podem acompanhar e participar dos processos de produção de produtos a partir da cana-de-açúcar (caldo, rapadura) e da mandioca (farinha, goma, tapioca).

Fonte: MEIO NORTE