Pedro II terá ação de preservação ambiental nas nascentes da cachoeira Urubu Rei

A gente vai olhar como está tudo, recolher lixos, uma ação geral

27/09/2023 - 09:55

A Prefeitura de Pedro II, através das secretarias municipais de Turismo (SEMTUR), Meio Ambiente (SEMAPE), em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e apoio da Defesa Civil Municipal e Bombeiros Civis realizam, nesta quarta-feira (27), Dia Nacional do Turismo, algumas ações relevantes voltadas para a proteção do meio ambiente, especialmente das cachoeiras de Pedro II.

Na ocasião, haverá revitalização das placas de sinalização turística, além de plantio de mudas nativas nas nascentes da cachoeira do Urubu Rei, como forma de proteger os olhos d’água de rios, cachoeiras e lagos. 

“A ação já está planejada e agendada da seguinte forma: plantio de mudas nativas na área de preservação permanente (APP) correspondente às quatro principais nascentes que abastecem a cachoeira do Urubu Rei em Pedro II. Tendo como equipe de realização a Secretaria de Turismo e Secretaria de Meio Ambiente, além de voluntários. A ação será dia 27, das 7h às 16h, com partida da trilha a partir do Mirante do Gritador”, explica o Gerente Ambiental João Gabriel Galvão, da SEMAPE. 

“No Dia Mundial do Turismo, estaremos fazendo algumas ações voltadas para a proteção das nossas cachoeiras, como revitalização das placas de sinalização e plantação de algumas mudas nativas nas nascentes como meio de protegê-las. Convido a quem tiver interesse em participar, a nos procurar e fortalecer essa corrente", diz o secretário municipal de Turismo, Pedro Macêdo. 

As ações realizadas serão: identificação das nascentes e áreas mais vulneráveis; escolha das espécies nativas mais adequadas para cada local; preparação do solo e plantio das mudas. Voluntários podem participar da ação, doando mudas nativas e participando da expedição para o plantio. Recomenda-se atentar para os cuidados necessários que devem ser tomados por quem for participar, como vestimentas adequadas, com uso de roupas leves e que cubram bem o corpo, uso de protetor solar, levar água e alimentos como frutas e lanches naturais. 

“A importância das nascentes do Urubu Rei, que formam Samambaia, Buriti, Lajeiro e, por último, a cachoeira do Urubu Rei, se estendem por quilômetros e a preservação é muito importante. A gente vai plantar, futuramente cercar a nascente para não deixar os bichos pisarem. A gente vai olhar como está tudo, recolher lixos, uma ação geral”, explica Mazinho Almeida, guia de turismo e membro do COMTUR Pedro II. 

Fonte: CCOM