Enem 2023: dicas de como se preparar para o segundo dia de provas

É importante que os candidatos tenham mais atenção

11/11/2023 - 10:49

Passado o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, chegou a hora de se preparar para o segundo dia, que ocorrerá neste domingo (12), e abordará as disciplinas de exatas: Ciências da Natureza e Matemática. Por serem mais desafiantes, é importante que os candidatos tenham mais atenção, especialmente na administração do tempo.

Uma dica é dividir o tempo disponível entre as questões, alternando as disciplinas. Ou seja, se uma questão estiver mais difícil, o estudante pode considerar a ideia de passar para outra e retornar posteriormente, se possível. Apesar de ser um dos temas em que os alunos apresentam mais dificuldades, a prova de matemática é também uma oportunidade de aumentar a nota.

Essa prova pode chegar até os mil pontos e possui muita matemática básica, possibilitando que os candidatos encontrem questões mais fáceis de serem resolvidas. Assim sendo, é fundamental que os candidatos deem ênfase nas questões mais simples para obter uma melhor pontuação na prova. Outra importante dica é mesclar as questões de Matemática, Química e Física com Biologia, sempre buscando as mais fáceis primeiro.

Dicas importantes para o segundo dia de provas do Enem:

- Refletir sobre o primeiro dia, o que deu certo e o que pode ser melhorado;

- Gerenciar o tempo das questões;

- Descansar e se alimentar bem;

- Manter a calma e a confiança;

- Usar o tempo extra para revisão;

- Utilizar os recursos disponíveis para solucionar questões.

No dia da prova:

Local de prova

No dia de aplicação do exame, os portões dos locais de prova se abrem com uma hora de antecedência, ao meio-dia (horário de Brasília), e fecham às 13h. 

O que levar

É essencial apresentar um documento oficial de identificação com foto, como Carteira de Identidade; Carteira Nacional de Habilitação (CNH); passaporte ou Carteira de Trabalho. Nesta edição serão aceitos os documentos digitais e-Título, CNH digital e RG digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

Itens proibidos

Os candidatos não podem portar, durante o exame, nenhum dispositivo eletrônico, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, gravadores, pendrive, mp3 e/ou similares; alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico.

Os celulares devem ser desligados, pois se o aparelho eletrônico, ainda que dentro do envelope porta-objetos, emitir qualquer tipo de som, como toque ou alarme, o participante será eliminado do exame.

Também não podem ter em mãos fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens. São ainda itens proibidos óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares; caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações; protetor auricular, relógio de qualquer tipo. Esses objetos, caso o estudante leve para o exame, devem ser colocados dentro do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador, ao ingressar na sala de provas.

A Declaração de Comparecimento também deve ser colocada dentro do envelope. O envelope deve ser lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local. Caso o participante descumpra essas regras, poderá ser eliminado do exame.

Fonte: Portal O Dia