Piauí Saúde Digital zera filas de consultas de especialidades em Lagoa de São Francisco

Programa Piauí Saúde Digital zera filas de consultas em Lagoa de São Francisco

24/11/2023 - 11:03

O programa Piauí Saúde Digital já zerou as filas de consultas em 9 especialidades no município de Lagoa de São Francisco-PI.

Esse programa consiste em um serviço com teleconsultas e telediagnósticos com o objetivo de expandir e melhorar a rede de serviços de saúde, sobretudo, da atenção primária, e sua interação com os demais níveis, fortalecendo as redes de atenção à saúde do SUS.

O programa que foi implantado há cerca de dois meses, fez atingir 100% de atendimento as áreas de endocrinologia, psiquiatria, psicologia, dermatologia, ginecologia, cardiologia, neurologia, pediatria, e nutricionista do município.

Somente de agosto até outubro de 2023, ele já realizou um total de 308 atendimentos sendo realizadas 202 consultas, das quais 88 foram com clínicos gerais e 114 com outros especialistas, com ainda a emissão de 106 laudos de exames Eletrocardiograma.

O Piauí Saúde Digital está presente na Unidade Básica de Assistência à Saúde (UBAS) do município, além das Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF) do Cipó e Nazaré. Ele está disponível também no Aplicativo SOS Portal, disponível para a população 24 horas.

O programa teve a sua primeira implantação, em Piripiri, no início do ano. Essa ação, pioneira no Brasil, tem como foco transpor as barreiras socioeconômicas, culturais e, sobretudo, geográficas, para ampliar a oferta de serviços e informações em saúde à população do estado.

O projeto já está presente nas 31 Unidades Básicas de Saúde e no Hospital Regional Chagas Rodrigues.

 

Fonte: campo maior em foco, secom