Adapi autua comerciantes por venda irregular de agrotóxicos

Foram fiscalizados 12 estabelecimentos comerciais e propriedades rurais

10/02/2024 - 08:20

Nesta sexta-feira (09.fev), fiscais agropecuários e engenheiros agrônomos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) autuaram quatro estabelecimentos comerciais, durante fiscalização na cidade de Batalha, no norte do Piauí.

Segundo o órgão, foram fiscalizados 12 estabelecimentos comerciais e propriedades rurais, sendo autuados 4 comércios, 2 lojas com produtos interditados e 2 lojas com produtos apreendidos, totalizando 115 litros de agrotóxicos. As principais infrações foram a venda fracionada de agrotóxicos e a falta de registro para revenda do produto.

Ainda segundo a Adapi, a comercialização acontecia dentro desses estabelecimentos sem o mínimo de segurança e ainda eram vendidos sem nota fiscal e receituário agronômico, documentos indispensáveis para comércio e uso desses produtos, infrações previstas na Lei estadual Nº 5.626 de 2006 e Decreto estadual Nº 14.576 de 2011. O fracionamento e reembalagem de agrotóxicos é proibido por lei.

Vale lembrar que esses produtos são perigosos e se usados sem a devida orientação técnica, podem causar danos ao meio ambiente e a saúde humana, podendo levar até a morte dos manipuladores que têm contato de forma direta, através do manuseio inadequado.

 

Fonte: Revista Az