Dia Mundial do Rádio realça atributos do veículo que liga bilhões de pessoas

A comemoração da data marca a criação, em 1946

13/02/2024 - 12:41

Este 13 de fevereiro é o Dia Mundial do Rádio. A comemoração da data marca a criação, em 1946, da Rádio das Nações Unidas, a predecessora da ONU News. 

O tema de celebração em 2024 é “Rádio: Um século informando, divertindo e educando”. As Nações Unidas enfatizam a história do veículo e o poder de impactar audiências, chegando a bilhões, com notícias, drama, música e esportes.

Mais de 20 milhões de ouvintes

Joyce de Pina é diretora da Rádio Okapi, na Missão da ONU na República Democrática do Congo, Monusco. Ela falou à ONU News, de Kinshasa, sobre a ação promovida e difundida por uma das maiores operações de paz do mundo.

No ar há 22 anos, a Rádio Okapi alcança dezenas de milhões de congoleses na missão de paz comandada por um oficial do Brasil. Na Monusco, interagem dezenas de tropas brasileiras com forças do Exército e populações locais.

“Se a avó que vende no mercado nos entende, toda a gente nos entende. E num país como o Congo: enorme, com imensas discrepâncias, com um acesso ainda relativamente limitado à internet e que se localiza, principalmente, nas grandes zonas urbanas, o rádio continua a ser uma das únicas fontes de acesso à informação credível de grande parte da população. A Rádio Okapi continua nessa tradição. Existe há mais de 20 anos. No dia 25 de fevereiro vamos celebrar o nosso 22º aniversário. É uma rádio adorada pela população e com programas especiais. Nós chegamos e conseguimos reter a atenção de mais de 20 milhões de ouvintes.”

O veículo de comunicação retrata a consolidação da paz na RD Congo. Algumas contribuições importantes incluem ação em momentos de crise como a pandemia, além de promover eleições e ações pelo futuro de paz.

Plataforma de mídia mais popular

Esses valores são igualmente relevantes na nação mais nova do mundo, o Sudão do Sul. Uma das principais atrações do rádio são ouvintes-mirins que se encarregam de informar, tocar música e apresentar notícias.

Ben Malor disse que milhões de sul-sudaneses recebem sinal da Miraya através de mais de 130 emissores de rádio

Unmiss

 

Ben Malor disse que milhões de sul-sudaneses recebem sinal da Miraya através de mais de 130 emissores de rádio

Em emissão especial para pequenos e adultos, a energia infantil toma o Rádio Miraya, que é gerida pela Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul, Unmiss. O ex-diretor de Comunicação, Ben Malor, fala da dinâmica do que chama de “maior e mais popular plataforma de mídia” para os sul-sudaneses.

Malor disse que no Dia da Criança Africana, em maio, produtores e jornalistas deixam a gestão da estação para crianças de várias escolas. Elas fazem a programação desde as primeiras horas da manhã às últimas horas da noite, algo que ele considera “fantástico de ver e ouvir”. 

Em momento de conflito, milhões de sul-sudaneses recebem sinal da Miraya através de mais de 130 emissores de rádio cobrindo 70% de pessoas na nação africana.

Segurança pública e emergências

As celebrações do Dia Mundial do Rádio enfatizam o papel deste meio de comunicação em circunstâncias onde falta a segurança pública, como em emergências e falha a eletricidade por causa de desastres naturais ou atos provocados pela ação humana.

Para a ONU, o rádio é um veículo que catalisa a ligação entre grupos desfavorecidos, incluindo imigrantes, religiosos, minorias e populações atingidas pela pobreza.

A proclamação da celebração global do Dia Mundial do Rádio foi feita pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2013.

Fonte: ONU News